Retorno financeiro do Legislativo gramadense será de dois anos; o padrão é entre quatro e cinco anos

Em novembro, a Câmara de Vereadores de Gramado completou um ano da instalação da energia solar no prédio do Legislativo e, desde então, os números em relação à economia com a conta de luz baixaram significativamente. Desde a implementação das 76 placas fotovoltaicas, a Câmara já economizou mais de R$ 50 mil com a energia elétrica, comparando os gastos do ano anterior.
Segundo o presidente da Casa, Celso Fioreze (PSDB), a expectativa é de que o retorno financeiro em relação ao investimento seja de dois anos, sendo que o padrão é entre quatro a cinco anos. "É dever do poder público estimular estas práticas inovadoras que refletem tanto na economia dos gastos, quanto no meio ambiente. Gramado precisa estar atenta às questões ambientais e o Legislativo tem feito sua parte", sintetiza Celso.

CARTILHA DA SUSTENTABILIDADE
Uma das práticas de conscientização ambiental realizada pela Câmara recentemente é a Cartilha da Sustentabilidade. Ou seja, um material informativo e educativo, que será distribuído junto às sacolas retornáveis da campanha Hashtag Gramado de Ecobag e entregue durante as sessões e eventos promovidos pelo Legislativo.
A Cartilha conta com informações objetivas com dicas e curiosidades sobre a preservação do meio ambiente e informações sobre as ações sustentáveis que a Câmara vem executando, como energia solar e captação da água da chuva com as cisternas. O material digital completo está disponível no site gramado.rs.leg.br.

Data de publicação: 30/11/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado