O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 50/2023, de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), que institui a Semana Municipal de Conscientização da Endometriose, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 11, na Câmara de Vereadores de Gramado. A proposição visa promover a conscientização e fornecer apoio médico e psicológico às mulheres afetadas pela afecção.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada 10 mulheres sofrem com a endometriose no País. O PLL destaca a importância de informar as pacientes sobre a endometriose, abordando desconfortos, dores, tratamentos e recursos disponíveis para buscar auxílio. A ênfase no diagnóstico precoce visa facilitar a busca por um tratamento efetivo e a recuperação da qualidade de vida.

Data de publicação: 12/12/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado