Convention apresenta trabalho da entidade aos Vereadores

Na tarde de ontem (17), os vereadores Manu, Professor Daniel e Rosi Ecker Schmitt estiveram reunidos com os representantes do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau, Eduardo Zorzanello, Vivian Paim Ecker, Bibiana Bertoja Moreira e Régis Stuani para que a entidade pudesse fazer uma breve explanação a cerca do seu trabalho e apresentar números.

Sabe-se que a captação de eventos tem se mostrado um importante aliado para a redução da sazonalidade, com um incremento extra nos recursos tanto da iniciativa privada como do Poder Público. O Convention trabalha nesse segmento e, também, atua fortemente no apoio a entidades e empresas que desejarem realizar em Gramado seus eventos.

Através do PROMEGC – Programa de Monitoramento de Eventos em Gramado e Canela desenvolvido e coordenado pela entidade desde 2014, o público total dos congressos, eventos e feiras realizados em Gramado em 2017 chegou a 126 mil pessoas, o que corresponde a aproximadamente R$ 300 milhões em movimentação econômica, provenientes de 276 congressos realizados.

Atualmente a receita do Convention é composta em 74% com valores vindos do repasse da TTS (Taxa de Turismo Sustentável) e o restante é provido pelas mensalidades e valores fixos de contribuição. Os recursos provenientes do repasse da TTS são aplicados integralmente na manutenção dos trabalhos da entidade e em ações que visam a ampliação do número de negócios para a cidade.

Os membros da entidade explicaram que estão acompanhando a movimentação do executivo municipal que está em vias de propor um Projeto de Lei, à Câmara, que trata da licença para a instalação e funcionamento de eventos temporários, que, a nosso na opinião do Convention e de outras entidades de Gramado, será um retrocesso e trará prejuízo à atração do turismo de negócios. “Esperamos contar com a sensibilidade desta casa para análise criteriosa do referido projeto, rejeitando qualquer proposição que possa afetar economicamente o município pela inviabilização a realização de congressos. Ao mesmo tempo em que o mercado de congressos e eventos mantém-se em crescimento, também crescem as opções de destinos aptos a absorver este segmento, por vezes melhores estruturados, desburocratizados e com custo mais acessível ao que apresentamos. Isto nos desafia a termos um destino competitivo e a realizar ações que nos mantenham na vanguarda dos eventos”, disse Eduardo Zorzanello, presidente do Convention.

Data de publicação: 18/10/2018