Proposta visa homenagear Danilo Zucolotto e Orlando Koetz

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) protocolou na Câmara de Vereadores dois Projetos de Lei do Legislativo (PLL). A proposta é homenagear Danilo Zucolotto e Orlando Koetz, nomeando ruas no Loteamento Esperanto, no Bairro Várzea Grande.
Danilo, teve sua participação na história de Gramado quando começou aos 15 anos trabalhar no armazém da família, na Várzea, onde logo comprou uma kombi que além de servir para fazer as entregas de ranchos do armazém também ajudava levar pessoas ao médico e hospital que se localizava no Centro da cidade, o veículo também servia como transporte para idas e vindas aos bailes e festas no interior do município. Faleceu precocemente aos 57 anos e é conhecido até hoje no bairro por sua participação no desenvolvimento do local, onde além de ajudar a sustentar sua família, dava suporte à comunidade local.
Já Orlando Koetz, falecido em 2016, foi engenheiro agrimensor no Daer, quando na época ainda tinha o nome de Diretoria de Viação Terrestre e também Diretoria de Terras e Colonização. Participou das obras da estrada RS-020 quando tinha apenas 17 anos.
Em 1951 recebeu a incumbência de subir a Serra para demarcar a Avenida Borges de Medeiros, onde também marcou a Rua João Petry, Júlio de Castilhos (onde hoje é a Rua Madre Verônica). Na ocasião, Gramado ainda não havia sido emancipada fazendo parte do 5º Distrito de Taquara. Participou também da elaboração do primeiro Plano Diretor da cidade em 1957 quando Gramado já estava emancipada. Devido sua participação no desenvolvimento do município, Orlando já recebeu inúmeras honrarias, inclusive a medalha “Mérito Major Nicoletti” da Câmara de Vereadores de Gramado.
Com essa homenagem, a vereadora visa gravar historicamente o nome desses dois importantes personagens para a construção do Município que temos hoje. O PLL passará pela análise das comissões permanentes para ir à votação no plenário.

Data de publicação: 01/09/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas