Maria Luzinete Sabino da Silva (cadeirante) também utilizou a Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores de Gramado durante a sessão desta segunda-feira, 26. Ela usou o espaço para falar dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD). Maria destacou que o acesso a diferentes áreas como educação, esporte, lazer e mercado de trabalho é um direito de todos.
Citou, inclusive, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante o pleno acesso à educação, com adaptações às necessidades especiais, e direito ao trabalho, com percentuais estabelecidos por lei. E exemplificou alguns direitos como vagas especiais em concursos públicos, prioridade no atendimento, isenção de impostos e taxas, e auxílios como aposentadorias especiais. "A negação de qualquer um desses direitos é crime", declarou.
"Vejo esta Casa empenhada em fazer algo por todos, pois estamos envelhecendo e amadurecendo. Espero que esta cidade tenha um formato diferente, não só para o turismo. Não somos minoria, nem queremos migalhas, somos capazes, só precisamos de oportunidade, não queremos igualdade, queremos equidade", finalizou.

Data de publicação: 27/09/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima