Projeto de Lei do Legislativo 034/2022 foi lido na sessão ordinária de segunda-feira

O vereador suplente Marcos Espetáculo (MDB), que substitui o vereador Rodrigo Paim (MDB), apresentou o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 034/2022, que trata do Programa de Prevenção ao Diabetes para as escolas e creches do município de Gramado. O programa visa detectar alunos diabéticos ou com tendências ao desenvolvimento da doença, dando orientações e o encaminhando para o tratamento adequado.
O projeto, lido na sessão da última segunda-feira, 26, consiste em enviar um questionário que deverá ser respondido pelos pais, com perguntas referentes aos principais sintomas da doença como queixas de visão turva ou embaçada, se a criança tem emagrecido rapidamente e se há histórico familiar de diabetes.
Caso as respostas forem positivas, o aluno será encaminhado à rede pública de saúde, onde terá atendimento prioritário para realização de exames para a detecção, ou não, da doença. Caso o resultado seja positivo para diabetes, os pais deverão se apresentar na escola com a documentação emitida pela unidade de saúde para que o aluno receba alimentação e tratamento adequados, de acordo com as normas estabelecidas.
O projeto visa diagnosticar precocemente os estudantes, o que, segundo o vereador, ajudará a melhorar a qualidade de vida do paciente. De acordo com o vereador autor do projeto, estudos mostram que, a cada dia mil crianças, sete tornam-se diabéticas por ano. São, principalmente, menores em idade escolar.
"O controle inadequado do diabetes representa ameaça ao longo da vida do paciente, pois favorece a precocidade e o risco de males que podem levar à amputação de membros inferiores e morte prematura. A assistência médica adequada e o controle metabólico rigoroso, com o devido cuidado, podem evitar problemas como estes citados", explica Espetáculo.

Data de publicação: 28/09/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima