Na noite de quinta-feira, dia 29, a Câmara de Vereadores de Gramado foi o palco da 1ª edição do Projeto Conselho Tutelar Mirim. O projeto foi elaborado pelo colegiado do Conselho Tutelar de Gramado, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
O projeto tem como objetivo levar ao conhecimento das escolas quais são as atribuições do Conselho Tutelar, desenvolvendo um trabalho de prevenção e informação, esclarecendo os jovens sobre seus direitos e deveres, levando o conhecimento do que é a rede de proteção e quem faz parte dela.
Nesta primeira edição foram duas escolas convidadas: a EMEF Mosés Bezzi e a EMEF Dr. Carlos Nelz (Caic). Os alunos Matheus Sander Boff, Evelise Weber de Moura e Jean Carlo Eich, foram diplomados como conselheiros tutelares mirins. Raul Drebes Monteiro, Maria Clara dos Reis Oliveira Teje e Karine Menezes Mattos receberam o título de conselheiros tutelares mirins suplentes.
Pela Escola Mosés Bezzi foram diplomados Gabriele de Moraes Fernandes da Silva, Andiara Matos de Souza e Renan Liberato Bandeira Fagundes, como o certificado conselheiros tutelares mirins. Isabelly de Moura Erthal, Luiza Stéfany Wazlawosk e Ana Carolina da Silva Garcia como suplentes.
Durante a solenidade de posse, o presidente da Casa do Povo, Renan Sartori (MDB), ressaltou a importância de levar essas informações referentes ao trabalho do Conselho Tutelar. “É essencial que a comunidade escolar saiba mais a respeito das atribuições do Conselho Tutelar, pois ainda vemos na nossa sociedade as pessoas confundindo o seu escopo de trabalho. Entendo que esclarecer para as crianças e adolescentes sobre seus direitos e orientá-los também sobre seus deveres, além de levá-los ao conhecimento do que é a rede de proteção, quem faz parte dela e qual a sua importância, é primordial”, conclui Renan.

Data de publicação: 05/10/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas