O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 091/2022, que institui o serviço de acolhimento em Família Acolhedora em Gramado, foi debatido em audiência pública da Câmara de Vereadores de Gramado desta sexta-feira, dia 7. O encontro foi conduzido pelo vereador Professor Daniel (PT), que preside a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (também conhecida como Mérito).
Estiveram compondo a mesa, representando o Executivo Municipal, o secretário municipal de Assistência Social, Ilton Gomes, a procuradora adjunta Caiene Rodrigues, e as responsáveis técnicas pela execução do serviço, assistente social Ana Claudia Piassa, e a psicóloga Camila Webster.
De acordo com o projeto protocolado na Câmara, o objetivo é possibilitar o cuidado temporário em casas de famílias acolhedoras para crianças, adolescentes e/ou grupo de irmãos que, no momento, não podem permanecer na sua família de origem. A criança e/ou o adolescente (na casa da família acolhedora) e sua família de origem são acompanhados por assistente social e psicólogo do serviço, durante todo o processo, com vistas à reintegração familiar ou encaminhamento para família substituta.
"Esse projeto que vamos implantar aqui, com apoio dos vereadores, vai nos trazer grandes resultados para que a gente possa dar aos jovens e crianças que precisam do abrigamento o suporte e um lar adequado para o desenvolvimento social", explicou Gomes. Participaram da audiência também os vereadores do MDB, Rodrigo Paim, Renan Sartori e Cícero Altreiter, do Progressistas, Neri da Farmácia e Roberto Cavallin, e do PSDB, Celso Fioreze.

Perfil dos usuários atendidos
Crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre zero e 18 anos, que estão em medida protetiva de acolhimento, devido à situação de violência, risco pessoal e/ou social como negligência, abandono, abusos, etc.

Capacidade de atendimento
Cada família poderá acolher uma criança ou um(a) adolescente por vez, com exceção de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.

Perfil de famílias acolhedoras
• Ter mais de 21 anos;
• Ter muito afeto para dar;
• Residir em Gramado;
• Garantir recursos materiais mínimos que assegurem condições dignas de saúde, moradia, alimentação e vestuário;
• Ter a concordância de todos os membros da família;
• Não envolvimento de nenhum membro na família com dependência química;
• Padrão saudável das relações de apego e desapego;
• Ter disponibilidade para participar de atendimentos, reuniões e capacitações;
• Não ter interesse em adoção.

Data de publicação: 07/10/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima