Encerrou no último sábado, dia 5, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Serra Park. Na oportunidade, a Câmara de Vereadores entregou o Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Casa Legislativa em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris, pois nos anos anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara. O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.
A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das principais lideranças femininas do turismo gramadense. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. O  empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento – que possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos.
A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori  e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. "Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social", declarou.
Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara Höppner, identificando nela muito da personalidade da mãe, Silvia, e, também, histórias de ambas - junto a Marta Rossi - se entrelaçando com a história de Gramado. "A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo", afirmou. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. "Vocês são fantásticos", afirmou, dirigindo-se aos familiares.

Data de publicação: 07/11/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima