Foram entregues Moções para EMEIs Raio de Sol e Tia Carmelina, Orbis Hortênsias e Paula Schaumlöffel

A noite de terça-feira, dia 6, foi de homenagens na Câmara de Vereadores de Gramado. A sessão solene de ontem entregou uma Moção de Aplausos à Emei Raio de Sol pela passagem dos seus 20 anos, uma Moção de Aplausos pela passagem dos 30 anos da Emei Tia Carmelina, uma Moção de Aplausos pelos 10 anos do Orbis Clube Hortênsias, e uma Moção de Reconhecimento aos 25 anos de atividades profissionais da advogada Paula Schaumlöffel, além dos seus serviços prestados na Procuradoria da Câmara de Gramado.
As proposições das escolas são de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt, do Orbis foi uma indicação do vereador Neri da Farmácia e da advogada Paula de autoria do vereador Joel da Silva Reis, todos da bancada Progressista. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares em votação.

EMEI RAIO DE SOL
A Escola de Educação Infantil Tia Carmelina II, situada na Vila do Sol, no bairro Várzea Grande, foi inaugurada em 18 de janeiro de 2002. O prédio era alugado e a primeira diretora foi Bernardete Caloni Bertholdi. O atendimento às crianças iniciou primeiramente com uma turma de berçário. Depois foi ampliado para Maternal I, Maternal II e Pré I.
Em abril de 2005, a Prefeitura alugou mais um prédio, do outro lado, na mesma rua e instalou a Tia Carmelina IV. Em 15 de junho de 2015, as escolas de Educação Infantil, que eram anexadas, passaram por um processo de regularização por escolha da comunidade escolar e a escola passou a se chamar: Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol.
A Escola conta, hoje, com Círculo de Pais e Mestres (CPM) e Conselho Escolar. Atualmente possui uma turma de Maternal I, uma turma de Maternal II, duas turmas de Pré I, num total de 57 crianças. Conta com seis educadoras infantis, três recreacionistas, duas monitoras, uma cozinheira, uma auxiliar de cozinha, uma serviçal, diretora, vice-diretora, uma professora de AEE, uma supervisora pedagógica e uma orientadora educacional.

EMEI TIA CARMELINA
A Escola Municipal de Educação Infantil Tia Carmelina está situada no bairro Várzea Grande, ao lado do complexo esportivo da Vila Olímpica. Devido ao crescimento do bairro e consequentemente o aumento de empresas, houve a necessidade de se ter um local específico para que essas famílias pudessem deixar seus filhos com segurança, surgindo, assim, a primeira Escola de Educação Infantil do bairro.
A família Mazzurana, tendo entre seus membros vários professores, doou o terreno para a construção do primeiro prédio da instituição de ensino que localizava-se na Rua 1º de Maio. A escolha do nome da escola foi uma homenagem à mãe do doador Luiz Mazzurana, Carmelina Rissi Mazzurana, que foi uma das primeiras professoras da localidade. O sonho da comunidade se tornou realidade em 19 de setembro de 1992, quando a instituição de ensino iniciou suas atividades.
A escola recebe hoje crianças de diversas comunidades, além das pertencentes ao bairro, como moradores das localidades Vila do Sol, Mazzurana, Serra Grande, Três Pinheiros e Viação Férrea. A escola atende mais de 200 crianças de 4 meses a 5 anos, divididos em 13 turmas. Conta com uma equipe de 58 profissionais, entre educadores, monitores, recreacionistas, direção, secretário escolar e equipe de apoio (limpeza, cozinha e manutenção).

ORBIS CLUBE HORTÊNSIAS
Fundado em 24 de outubro de 2012, nas dependências da Sociedade Recreio Gramadense, tendo como padrinho o Orbis Clube de Gramado, o Orbis Clube das Hortênsias é uma associação civil, sem fins econômicos, sem definição política partidária, cujo objetivo é a beneficência de assistência social, congregando pessoas que se organizam sob o lema "companheirismo e trabalho".
O atual Orbis Clube das Hortênsias é presidido por Karen Pauli, e este ano completa 10 anos de existência. Dentre as principais ações do clube, destacam-se as realizadas em benefício do Hospital de Gramado, Apae, Mocovi, Lar de Idosos, Casa Lar, escolas do município e a doação recorrente de cestas básicas para famílias e instituições.
PAULA  SCHAUMÖLEFEL
Paula Cristina Miranda Schaumlöffel nasceu em uma pequena cidade de Portugal - Alquerubin, com um ano de idade seus pais vieram para o Brasil, pela dificuldade financeira que o País de origem tinha na época. Cresceu convivendo com seus pais trabalhando dia e noite em padarias de Porto Alegre. Seus pais sempre tinham o sonho de ver a filha formada, pois não tiveram possibilidade de estudar.
Assim, em 1994 Paula formou-se em Direito pela Unisinos, especializou-se em Direito de Família, mas com o tempo e trabalho em escritórios, acabou atuando em diversas áreas do Direito. Casou com Jaime Schaumlöffel Júnior, no mesmo ano que se formou com 23 anos de idade, e teve dois filhos: Bruno, 25 anos, e Lucas, 20.
No ano de 2003, por qualidade de vida, optou por residir em Gramado e, pela oportunidade recebida do então presidente da Câmara de Vereadores, Jeferson Moschem, foi nomeada assessora jurídica da Casa Legislativa, pois antes não existia procurador contratado, apenas, de forma esporádica. Após, assumiu o cargo de procuradora-geral da Câmara. Foram aproximadamente 12 anos que viveu a experiência de advogar em direito público.
Em novo ciclo de vida, abriu escritório de advocacia com sua sócia Gabriela Kehl, iniciando novamente na advocacia em âmbito geral. Hoje seu escritório já está consolidado há mais de cinco. Aos 50 anos, resolveu realizar um sonho de vida ainda não atingido: está fazendo pós-graduação em Direito Imobiliário Notarial.

Data de publicação: 07/12/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima