Encontro na Câmara abordou cartilha das calçadas e selo de acessibilidade

Uma reunião entre a Comissão das Pessoas com Deficiência (PcDs), coordenadoria da Apae e Conselho da Pessoa com Deficiência ocorreu na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 8, para alinhar as ações e metas a serem realizadas no ano de 2023. Participaram o vereador Neri da Farmácia (Progressistas), que preside a Comissão, Bertha Zanatta, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das PcDs, e Juliane Zalamena, coordenadora da Apae Gramado.
Um dos assuntos tratados foi a cartilha da acessibilidade, que será desenvolvida para ser disponibilizada pelo município através da Secretaria de Planejamento, onde conterá todos os parâmetros para a construção das calçadas acessíveis a serem construídas em Gramado. A cartilha trará informações sobre o material utilizado na construção, distribuição das faixas e como colocar o piso tátil de forma adequada. Funcionará como um manual, onde todas as normas de acessibilidade deverão ser aplicadas em todas as obras da cidade. "Será um manual de como fazer uma calçada acessível e padronizada no nosso município", adianta Bertha.
Gramado também deverá fazer parte do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, assinando um termo de adesão. Assim, o município se compromete a submeter estabelecimentos comerciais e empresas para o recebimento do Selo. "Queremos que o Executivo incentive, faça a adesão ao programa e incentive de alguma forma as empresas para fazerem parte do programa e terem o Selo para adquirir o reconhecimento desta ação, é um Selo de reconhecimento e não de repressão", conclui Bertha.
Na reunião também foi abordada a possibilidade de trazer a Bienal da Inclusão e Diversidade para a cidade, pauta que será tratada em uma nova reunião na primeira semana de janeiro do ano que vem.

Cartilha "O autismo na prática"
Na ocasião, Juliane apresentou a cartilha "O autismo na prática", criada pelo centro macrorregional TEAcolhe Serra, cuja sede fica na Apae Gramado. A cartilha servirá como material para capacitação da rede de saúde, educação e assistência social, que terá circulação local e regional.
"Essa cartilha trará informações de forma bem didática, para que tanto leigos como profissionais saibam como encaminhar, identificar uma pessoa com autismo, como procurar ajuda, também trata da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), o que é esse documento, quais são os direitos das pessoas portadoras da carteira e como fazer a solicitação", exemplifica a coordenadora da Apae.

Data de publicação: 09/12/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas