Nesta terça-feira, dia 13, a Câmara de Vereadores de Gramado realizou uma sessão solene para entrega de três Moções de Aplausos. Foram homenageados na ocasião as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em reconhecimento ao seu trabalho no município, a AABB Gramado/Canela pela passagem dos 50 anos de fundação da entidade, e os atletas Gustavo Sartori Schneider e Jean Gabriel Sartori Lovatto, pelo excelente desempenho no Festival Mundial de Hapkidô ocorrido na Coréia do Sul em setembro de 2022.
As indicações são, respectivamente, dos vereadores Renan Sartori (MDB); de todos os parlamentares; e dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT). Todas as Moções foram aprovadas por unanimidade em sessões ordinárias do Legislativo.
Cleci Maria de Andrade também seria agraciada pelos 40 anos de serviços prestados no Hospital Arcanjo São Miguel, contudo, por motivos de saúde, a entrega da Moção ficou para o próximo ano, em data ainda a ser definida.

Gustavo Sartori Schneider e Jean Sartori Lovatto
Os atletas gramadenses Gustavo Sartori Schneider, 40 anos, e Jean Gabriel Sartori Lovatto, 26, tiveram excelente desempenho no Festival Mundial de Hapkidô, ocorrido entre os dias 22 a 29 de setembro de 2022. Tiveram um dos melhores desempenhos da seleção brasileira em edições mundiais: Gustavo, que pratica o esporte há 28 anos, conquistou três medalhas de ouro e Jean, que pratica esse tipo de esporte há 18 anos, ganhou duas medalhas, demonstrando o grande preparo e nível técnico dos atletas locais.

Irmãs Imaculado Coração de Maria
A pedido do pároco, Padre João Pinzon, as Irmãs do Imaculado Coraçao de Maria fundaram a Escola Santa Teresinha, em 27 de fevereiro de 1933. Em 1947 já havia 72 alunas externas e 30 internas. As famílias se mostravam satisfeitas com o ensino ministrado aos alunos. Desde a chegada, foi atribuída às Irmãs, a limpeza e ornamentação da Igreja Matriz, o coro e o catecismo na Paróquia estavam a cargo delas.
Em 1952 foram lançados os alicerces do novo prédio e o Curso Ginasial começou a funcionar em 1955. O Curso Normal foi oficializado em 1962, passando o estabelecimento a chamar-se "Escola Normal São Pedro", em homenagem ao padroeiro da Paróquia. Em 1970, a Escola foi extinta. Foram 37 anos dedicados à educação dos gramadenses, com muita dedicação e trabalho.
O então Vigário da Paróquia São Pedro, Padre Germano Rambo, e o povo gramadense, solicitaram à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que assumisse a construção do hospital, uma vez que haviam adquirido o terreno e iniciado o muro para o alicerce.
O projeto de construção foi aprovado e, no dia 1º de outubro de 1943, houve a bênção da pedra fundamental do Hospital Arcanjo São Miguel. As obras tiveram início em 14 de agosto de 1945. No dia 31 de outubro de 2013, as Irmãs deixaram o Hospital, com capacidade e resolutividade adequada ao momento. Foram 67 anos de atuação.

AABB Gramado e Canela
Fundada em 24 de Agosto de 1972 por 38 funcionários das Agências do Banco do Brasil de Gramado e Canela, a AABB Gramado – Canela surgiu com o intuito de estimular a prática de esportes, reuniões artísticas, sociais e culturais. A primeira sede social localizava-se em uma garagem locada, no bairro Planalto e, inicialmente, somente funcionários do Banco do Brasil podiam associar-se.
A denominação de AABB Regional ocorreu em 20 de agosto de 1976 onde o clube abriu a possibilidade de associação para demais pessoas da comunidade. Atualmente o clube está situado entre os dois municípios, numa área de 20.000 m², que foi adquirida em 76.
Durante o ano, no clube são praticadas diversas modalidades esportivas, entre elas, futebol minicampo, futsal, voleibol masculino e feminino, bocha masculino e feminino, carteado, sinuca, flaflu, natação, basquete, entre outros. Também, está abrigando duas escolinhas de futebol/Futsal, voleibol e clube de corrida. O Clube também participa de jornadas esportivas regionais e estaduais de AABBs.

Data de publicação: 14/12/2022

Créditos das Fotos: Letícia de Lima