A realização da Bienal Inclusão e Diversidade foi pauta de uma reunião realizada nesta quarta-feira, dia 1º, entre a Comissão Especial das Pessoas com Deficiência (PcD), representantes do Poder Executivo e entidades do município na Câmara de Vereadores de Gramado. A Comissão, composta pelos vereadores Neri da Farmácia (PP - presidente), Rodrigo Paim (MDB - vice-presidente) e Professor Daniel (PT - membro), alinhou detalhes sobre a possibilidade de trazer o evento para a cidade. O intuito é realizar a Bienal na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que ocorre no mês de agosto.
No encontro ocorrido na Sala da Democracia, no Legislativo, o evento foi apresentado pela empresa idealizadora do projeto, Modo Bilíngue. “A Bienal nasceu para que a inclusão e a diversidade fossem discutidas com toda a comunidade, para diferentes públicos, foi um projeto que começou pequeno, para 50 pessoas, e foi tomando uma dimensão maior. A primeira Bienal aconteceu em Taquara com mais de mil pessoas, de 21 cidades e dois estados, queremos trazer essa discussão na prática, com palestrantes com deficiência”, declarou Miriam Freitas, tradutora intérprete da empresa.
A secretária da Educação de Gramado, Simone Tomazelli, esteve na reunião e destacou a importância do evento para a comunidade e profissionais gramadenses. “O tema inclusão é sempre muito desafiador, então quanto mais nós pudermos municiar nossos professores e a comunidade em relação a esse tema é um dos nossos objetivos”, disse a secretária.
Neri informa que a ideia é realizar a segunda Bienal em Gramado. “Nossa Comissão apoia esse projeto, nosso próximo passo agora é definir um local que comporte aproximadamente 1,5 mil pessoas, que é a expectativa de público que pretendemos atingir. Será um momento importante para nossa cidade, para debater esse tema tão importante que é a acessibilidade, para evoluirmos na nossa região”, complementa o vereador e presidente do grupo parlamentar.
Além dos vereadores, participaram da reunião: Simone Tomazelli (secretária da Educação), Ricardo Reginato (secretário da Cultura), Walquíria Proença e Francine Berti (representantes da Secretaria de Turismo e da Gramadotur), Bertha Zanatta (presidente do Conselho Municipal das PcD’s), Juliana Zalamena (coordenadora da Apae Gramado), Ana Carolina Cavalcanti de Lemos (psicóloga do TeAcolhe), junto com representantes do projeto Bienal da Inclusão e Diversidade e o procurador da Câmara de Vereadores, Felipe Catani.

Data de publicação: 02/03/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas