Segurança nas escolas foi o tema da Tribuna do Povo na sessão desta segunda-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores de Gramado. A advogada Simone Nejar Loba e a professora Luciana Iparraguirre ocuparam o espaço dedicado à comunidade. Simone começou sua fala salientando a importância e urgência da criação de uma Guarda Municipal. A advogada citou o exemplo do município de Alvorada que reduziu muito a criminalidade ao redor das escolas com a iniciativa, que é mantida pelo Poder Executivo.
Simone criticou o uso descontrolado de celulares pelas crianças e adolescentes. “Nós temos um problema muito sério de geração de crianças que foram educadas com celular, porque muitos pais, para não se dar o trabalho de educar o filho, preferem entregar um celular deixando com que a internet eduque por eles”, opinou a advogada. Loba também salientou a importância dos pais olharem a mochila das crianças, verem o que estão assistindo na internet, acompanharem, educarem e terem mais participação nas escolas.
A educadora Luciana falou sobre a importância da atuação da Brigada Militar nas escolas nos últimos dias, trazendo uma sensação maior de segurança e quebrando paradigmas entre os policiais e os alunos. A professora também mencionou a falta de disciplina de alguns alunos nos educandários.
“No início da minha trajetória como professora os portões das escolas ficavam abertos e nunca se escutava nenhum tipo de ameaça às escolas. Nos tempos atuais onde a violência, tanto de alunos de dentro da escola como de ameaças externas, nos levam a buscar ações imediatas para coibir situações que causam dor e comoção como a gente está vendo agora nos últimos tempos no Brasil e no mundo”, acrescenta.
Segundo Luciana, os professores estão preocupados e não têm como proteger os estudantes que estão sob sua responsabilidade, perante uma pessoa descontrolada. Ambas as ocupantes da Tribuna do Povo enfatizaram a atenção das autoridades e dos pais e responsáveis para o assunto.

Data de publicação: 18/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima