Sessão solene lotou plenário na noite desta terça-feira, dia 18

A noite de terça-feira, dia 18, foi destinada aos 18 vereadores jovens de Gramado tomarem posse de seus cargos, aos quais eles foram eleitos pelas suas escolas. Em uma sessão solene, com plenário lotado, conduzida pelo presidente do Parlamento Jovem, Matheus Sander Boff, os estudantes prometeram, em tribuna, respeitar o Regimento Interno da Escola do Legislativo Ivo Bezzi e desempenhar seus mandatos com responsabilidade. Após o juramento, os estudantes receberam um certificado das mãos dos vereadores titulares, que os apadrinham, assim como as escolas participantes do projeto.
A diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, que coordena o projeto, destacou em seu discurso o interesse dos jovens em participar da construção da cidade. "Tivemos mais de 90 candidatos, que todos se sintam convidados a acompanhar o mandato dos eleitos, porque assim também estarão participando e exercendo a sua cidadania. Tenho certeza que teremos um ano de muito aprendizado e de muita construção coletiva, sejam bem-vindos a esta Casa", declarou Juliana.
O presidente Celso Fioreze (PSDB), enfatizou a expressiva participação feminina da Câmara Jovem. "A ala feminina está mostrando que está tomando conta, sendo a maioria, 55% do Parlamento Jovem, integrado por meninas. Hoje temos oito vereadores titulares homens e apenas uma mulher vereadora na Casa, mas com este projeto vemos que o futuro vai ser diferente", projetou o presidente.
O Executivo Municipal esteve representado pela secretária da Educação, Simone Andreis. "Nossa sociedade está carente de líderes positivos, que fazem o outro crescer, e vocês neste momento são os líderes positivos das suas escolas, então contamos com vocês para alavancar seus colegas no estudo, no crescimento pessoal e no respeito", disse a secretária.
A cerimônia completa de posse está disponível no Facebook e no canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Gramado. Durante o mês de maio e junho e início de agosto os vereadores jovens terão reuniões quinzenais na Câmara com encontros de formação e preparação das proposições. No dia 23 de agosto ocorrerá a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, às 18 horas, no plenário Júlio Floriano Petersen.

Mesa Diretora
Presidente: Matheus Sander Boff (EMEF Dr. Carlos Nelz)
Vice-presidente: João Vitor Balem da Silva (EEEF Nossa Senhora da Pompéia)
1ª secretária: Isadora Conte de Moraes (EEEM Boaventura Ramos Pacheco)
2ª secretária: Valentina Bordin (Escola CNEC)

Observador parlamentar
Em alteração ao decreto legislativo nº 001/2011, institui-se a partir deste ano o cargo de Observador parlamentar, cujos representantes serão eleitos dentre os vereadores jovens do ano anterior e que passaram do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, promovendo a representatividade deste nível de ensino junto ao Parlamento Jovem. No último dia 13 de abril ocorreu a escolha dos observadores parlamentares que irão compor o Parlamento Jovem do ano de 2023, sendo eleitas as alunas Angélica Gross e Leandra dos Passos Padilha.

Vereadores e afilhados

Celso Fioreze (PSDB)
Yasmin Falk de Oliveira Gonzaga e Silva
Pietro Batista Pedroso

Cícero Altreiter (MDB)
Beatriz Fogaça da Silva
Eduardo da Silva Moura

Joel da Silva Reis (Progressistas)
Héber Nathan Portes Parodes
Renan Sachet

Neri da Farmácia (Progressistas)
Felipe Negri Castilhos do Reis
Miguel de Melo Mendonça Nascimento

Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores)
Matheus Sander Boff
Errillenny Victória da Silva Costa

Renan Sartori (MDB)
Heloiza do Amaral de Oliveira
Valentina Bordin

Roberto Cavallin (Progressistas)
Gabrielle de Moura Soares
João Vitor Balem da Silva

Rodrigo Paim (MDB)
Isadora Conte de Moraes
Valentina Venzo Souza

Rosi Ecker Schmitt (Progressistas)
Lívia Leite Ferreira
Amanda Pilar dos Santos

O que é o programa Vereador Jovem?
O projeto Vereador Jovem da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, da Câmara de Vereadores de Gramado, tem como objetivo despertar o exercício da cidadania entre os jovens oportunizando aos alunos momentos de participação em diversas atividades durante o ano, para que assim conheçam o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos, e por extensão à comunidade, sobre o funcionamento, finalidade e a importância do Legislativo Municipal de Gramado. O programa, instituído pelo Decreto Legislativo 001/2011, também visa despertar no jovem a consciência da cidadania aliada com a responsabilidade, com o seu meio social e sua comunidade.

Data de publicação: 19/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima