Foi protocolado na Câmara Municipal de Gramado o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 018/2023, de autoria do vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), que cria o Projeto Artes Marciais nas Escolas Municipais. A iniciativa tem como objetivo oferecer iniciação, conhecimento e educação em artes marciais aos alunos matriculados e aos professores das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Gramado.
De acordo com o projeto, o propósito é incentivar a prática de esportes em uma ou mais modalidades de artes marciais como kung fu wushu, judô, karaté, taekwondo, sambo e wrestling, capoeira, muay thai, entre outras. A Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação e os integrantes de eixo de gestão de desenvolvimento social da Prefeitura de Gramado ficarão responsáveis por coordenar o projeto, desde a sua implantação até a avaliação, realizar o credenciamento de academias elegíveis para a sua implementação, divulgar, incentivar e monitorar a adesão das escolas.
Segundo Joel, “Os princípios das artes marciais proporcionam uma melhor reflexão quanto ao comportamento e agressividade, tais como: lealdade, respeito, aceitação, disciplina, humildade, tolerância, justiça, honestidade, dentre outros”, afirma o vereador. O projeto agora passará pela análise das Comissões Permanentes e, caso esteja apto, irá para votação em plenário.

Data de publicação: 27/04/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas