Vereadores e secretários municipais se reuniram com deputados das bancadas do PCdoB, do PL, Republicanos, PSDB, Podemos, MDB, Partido dos Trabalhadores e Progressistas, além de representantes da Casa Civil

Uma mobilização suprapartidária, unindo Legislativo e Executivo gramadenses, ocorreu nesta quarta-feira, dia 17. Por meio de uma organização da Câmara de Vereadores e Escola do Legislativo Ivo Bezzi, os vereadores foram até a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para buscar apoio das bancadas partidárias do Estado na viabilização de uma Unidade de Educação Profissional (UEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade. Participaram da agenda, também, os secretários municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz, e a de Educação, Simone Andreis.

Na passagem pela capital gaúcha, a comitiva se reuniu com deputados das bancadas do PCdoB, do PL, Republicanos, PSDB, Podemos, MDB, Partido dos Trabalhadores e Progressistas, além de representantes da Casa Civil, o chefe de gabinete Jonatan Brönstrup, o assessor da Subchefia do Interior Bolívar Gomes, o secretário-chefe da Casa Civil Artur Lemos, e integrantes do Departamento de Apoio aos Municípios da Secretaria da Educação RS.

Foram captadas assinaturas de 24 deputados estaduais que, por meio de uma carta, demonstraram apoio à instalação do Instituto em Gramado com um Ensino Médio Profissionalizante. A Câmara e a Prefeitura também estão garantindo assinaturas digitais dos agentes políticos que não puderam cumprir agenda pessoalmente ontem.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Paim (MDB), o movimento feito até a Assembleia visou buscar apoio institucional e articular politicamente a pauta. “Foi uma visita muito válida e produtiva. Todas as bancadas partidárias se mostraram engajadas a buscar apoio para este projeto tão importante para a educação e qualificação do município e região. Este tem sido um movimento unânime de engajamento nesta causa, estão todos unidos, pois é uma demanda que existe há muito tempo em Gramado. Precisamos urgente de um Ensino Médio profissionalizante, que vai preparando o jovem para o mercado de trabalho e que, consequentemente, o incentive, depois, a continuar seus estudos no ensino superior”, analisa Paim. O presidente Celso Fioreze (PSDB) não pode participar da comitiva em razão de compromissos pessoais.

De acordo com a carta assinada, a UEP atenderá a demanda por qualificação de trabalhadores do comércio e serviços voltados ao turismo e setores da indústria criativa de sete municípios da Região das Hortênsias, oportunizando o acesso de jovens do ensino médio a cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e de qualidade.

O projeto está sendo construído com ampla participação da Casa Legislativa, do Executivo Municipal, e da sociedade civil organizada, através de entidades representativas. As assinaturas serão anexadas ao projeto e entregues ao Ministério da Educação (MEC) em data ainda a ser definida pela Câmara de Vereadores de Gramado.

ASSINATURAS COLETADAS NOS GABINETES DOS DEPUTADOS:

Bancada PL
Rodrigo Lorenzoni