Aprovada nomenclatura de Rua do loteamento Jaime Delmar Wendel

Na sessão ordinária de hoje (02), foi aprovado o projeto que institui nomenclatura a rua A, do loteamento Jaime Delmar Wendel, bairro Várzea Grande. A via passa a chamar-se rua José Garibaldi Vieira.

Junto à proposta foi anexado abaixo assinado de todos moradores da rua. “Quero salientar que à pedido dos moradores a rua irá denominar-se só com o primeiro e o último nome do homenageado para melhor compreensão e identificação”, explicou a autora da proposta, vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

Histórico

Nascido em 22 de Janeiro de 1932, na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Casou-se em 28 de maio de 1957 com Helena Pereira Vieira, sua esposa até o final da sua vida, com quem teve 5 filhos, dois homens e três mulheres. Foram lindos 56 anos de casamento. Como ferrero, mudou-se para Gramado no ano de 1991, para trabalhar. Fixando residência desde então, nas terras, que hoje são lotes de Jaime Delmar Wendel, situadas na Avenida do Trabalhador. Lotes esses que hoje são loteamento onde sua família inteira ainda reside, totalizando 12 residências, nesta rua “A”, abrigando hoje cerca de 60 moradores. Seu Zé Garibaldi, como era chamado por todos os moradores, foi o primeiro a fixar sua residência, onde na época não existia estrada, era apenas campo (potreiro), com muita dificuldade, pois já tinha certa idade, aposentado, sem recursos, abriu no braço, com uma picareta a travessa que hoje se chama Rua A, para que pudessem ser construídas as demais moradias. Sempre muito prestativo à comunidade que se formou ao redor de sua residência. Era membro, um dos primeiros a frequentar a ajudar a fundar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sua família toda mórmon e sem congregação na cidade, trouxeram a igreja, que hoje é sólida, com prédio próprio, no centro de Gramado. Um homem que com muita fé e persistência conseguiu abrigar todos seus entes, amigos e vizinhos, trazendo a rua para que tivessem luz e água, para que o loteamento existisse e ganhasse suporte da Prefeitura para virar a comunidade que é hoje. José Garibaldi Vieira faleceu no ano de 2013, em 18 de Julho. A família, vizinhos, amigos e conhecidos se reúnem hoje para homenageá-lo como uma pessoa de um enorme coração, que prestou um excelente auxílio à nossa comunidade com sua mão – de – obra caridosa. O considerando por sua atitude de grande valor, um cidadão quase gramadense, após esses anos todos ajudando nossa comunidade.

Data de publicação: 02/03/2020