Foi aprovado na Sessão Virtual de ontem (01), a moção que visa aplaudir a ação policial realizada entre os dias 1° a 4 de novembro de 2019, em Gramado.

Aprovada moção de aplausos à ação policial

A entrega da honraria será agendada após esse período de quarentena que está instaurado no país, em função da COVID – 19. A proposta é de autoria da vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).

Passa-se a discorrer sobre um breve relato histórico da Ação Policial, sendo assim:
 No dia 22 de Outubro de 2019, ocorreu um grave crime roubo com reféns em Gramado, tendo como alvo conhecido empresário do ramo moveleiro da cidade, durante monitoramento telefônico, descobriu-se que a quadrilha responsável pelo crime estaria se preparando para cometer outro assalto, na sexta-feira dia 01 de Novembro de 2019, tendo como alvo outro empresário da cidade.
A partir da análise e cruzamento de dados obtidos na investigação, bem como do conteúdo das conversas telefônicas interceptadas, chegou-se à conclusão de que o possível alvo do grupo criminoso seria o empresário Adail Bertolucci, ex-proprietário do Chocolate Caseiro Planalto. Diante disso, equipes policiais se deslocaram até a casa da vítima, no Bairro Carniel, nesta cidade.
No entanto, enquanto as equipes policiais aguardavam nas proximidades da residência de Adail Bertolucci, objetivando prender os criminosos antes que estes concretizassem o crime, foram interceptadas conversas telefônicas evidenciando que a vítima já estava em poder dos assaltantes, tendo sido rendida no sítio da família, na Estrada do Quilombo, nesta cidade.
Diante disso, equipes policiais deslocaram até o sítio. Quando chegavam ao local, na estrada de acesso, visualizou-se o veiculo da vitima trafegando em direção à estrada em que as equipes policiais estavam. Então, foi dada a ordem de parada, que não foi obedecida, momento em que os criminosos passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os Agentes Policiais, investindo com o veículo contra eles, em alta velocidade, acabando por atropelar os Policiais Civis SILVIO DANIEL SANTOS e NILSON RAMOS ALVES. Na sequência, colidiram violentamente contra uma viatura discreta da Polícia Civil. Pelos Policiais Civis foram efetuados disparos apenas nos pneus da camioneta, a fim de fazê-la parar e para garantir a integridade física das vítimas que estavam em poder dos criminosos. Efetivamente, com os pneus furados, os criminosos tiveram que abandonar o veículo poucos metros depois. Neste momento, invadiram uma propriedade e fugiram para o interior da mata fechada.
Os Policiais Civis atropelados foram socorridos e levados ao Hospital de Gramado. As vítimas do roubo, feitas de reféns pelos criminosos, foram libertadas pelos Policiais Civis, ilesas, sem sofrer qualquer ofensa  à integridade física.
A partir daí, iniciou-se o cerco policial ininterrupto para prender os assaltantes. Paralelamente, foram desenvolvidas ações investigatórias para identificar todos aqueles que deram suporte e participaram de qualquer modo nas empreitadas criminosas. Ao todo, foram presos dez integrantes da quadrilha, envolvidos direta ou indiretamente nos crimes. Um dos criminosos em um dos tantos confrontos com troca de tiros da Polícia Civil, foi atingido e, mesmo socorrido, acabou falecendo.
Também foi apreendido farto armamento, grande quantidade de explosivos, diversos veículos, inclusive um em ocorrência de roubo, com blindagem artesanal, petrechos utilizados em assaltos de grande porte, produtos dos roubos investigados, dentre outros.
Iniludível, no caso, a ação dos Policiais Civis foi extraordinária, visando a defesa da ordem e segurança pública, restando por preservar a vida das vítimas, colocando em risco incomum a sua própria vida, evidenciando elevado espírito público, coragem, audácia, conhecimento técnico e controle emocional acima da média.
Além disso, a partir desta ação de extraordinária coragem, logrou-se desarticular quadrilha que vinha assolando a sociedade Gaúcha com diversos assaltos, com privação da liberdade das vítimas, bem como sequestros e extorsões.
Há que se frisar que a comunidade da cidade de Gramado, num período ininterrupto de cinco dias, pode verificar o comprometimento da força policial com a segurança dos moradores e turistas, eis que os policiais civis abdicaram de horas de sono e descanso, vasculhando matas e residências, durante dias e noites, sob intempérie, para devolver a paz social aos munícipes e recuperar o patrimônio e a tranquilidade das vítimas.
Devemos lembrar, ainda, que agentes policiais e Delegados de outras regiões e municípios se fizeram presentes, alguns voluntariamente, sob as mesmas condições, sem qualquer contrapartida outra que não fosse o orgulho pelo estrito cumprimento de seu juramento policial.
Participaram da operação:
DELEGADOS:
Heliomar Athaydes Franco, Gustavo Celiberto Barcellos, Ivanir Luiz Moschen Caliari, Vladimir Haag Medeiros e Fernanda Seibel Aranha.
AGENTES:
Glauber Silva Storch, Paulo Sergio de Oliveira Junior, Douglas Costa de Oliveira, Luciano Knopf Fraga, Cristiano Kazuo Saito, Rafael Scott Marinho, Jackson Schüller Castro, Luiz Fernando Riffel, Nilson Ramos Alves, Silvio Daniel dos Santos, Lis Andrea da Silva Lemos, Lidiana da Costa Mendonça, Leonardo Fernandes Monteiro, Pedro Augusto Gonçalves Alves, Ivonei Antunes de Oliveira, Marcio Francisco Zuanazzi, Michel Donini Cassol e Leonardo Simm Silva.

Data de publicação: 02/04/2020