Confira:

Vereadores recebem retorno de pedidos

 

Vereador Dr. Ubiratã

INF 011/2020 - Reitera Pedido de Informações sobre a contratação de empresa especializada para a poda das árvores com risco de desabamento, localizadas no entorno da EMEF Mosés Bezzi.

Em resposta a Secretaria de Educação informa que está ciente da preocupação da comunidade e que compartilha desse sentimento, entretanto, conforme o teor do ofício, encaminhado para a Câmara de Vereadores no ano passada, informa que a vegetação no entorno da escola não é de responsabilidade da Secretaria de Educação, contudo, se o questionamento for a respeito de poda dentro das dependências da escola, o procedimento é realizado através de três orçamentos, via direção da escola, descrevendo especificações e encaminhado para a Secretaria para realizar a solicitação do serviço. Considerando o pedido de poda no espaço interno da escola, a Secretaria encaminhou um e-mail, cuja cópia segue em anexo, solicitando que o diretor da EMEF Mosés Bezzi avaliasse a necessidade e entrassem em contato com o prestador de serviço para identificar as árvores que precisavam ser podadas, assim como solicitar o orçamento. Agora no início do ano o assunto foi retomado e o diretor da EMEF Mosés Bezzi, Prof. Daniel Raber, entrará em contato com empresas especializadas para realizar a poda conforme a necessidade de segurança do espaço escolar.

INF 022/2020 - Solicita ao Poder Executivo Municipal, informações sobre a revitalização do Lago Joaquina Rita Bier, localizado no bairro Planalto, neste município.

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil informa que as obras de revitalização dos banheiros públicos estão com contrato vigente e em execução (Contrato nº 254/2019). A execução está sendo realizada conforme projeto apresentado em Audiência Pública datada em 13/11/2018. A análise da água e lodo está sendo executada, conforme contrato nº 279/2019. O restante das obras depende da análise da água e do lodo para posterior planejamento de limpeza do lago para início das demais reformas.

PRO 054/2020 - Solicita ao Poder Executivo Municipal, providências em relação à poda das hortênsias, conserto do calçamento, colocação de novas placas de nomenclatura de ruas e retirada de lixo, nas ruas ao redor do Parque Carrieri, bairro Planalto, neste município.

Em resposta a Secretaria de Obras informa que as demandas de poda das hortênsias e retirada de lixo acumulado já estão no cronograma para execução. Também que uma equipe técnica será encaminhada para verificar a questão do conserto do calçamento e a colocação de novas placas de nomenclatura de ruas.

Vereador Everton Michaelsen

PRO 043/2020 - Solicita ao Poder Executivo Municipal, através da secretaria competente que estude a possibilidade de nivelar com a rua às Bocas de Lobo ou tampas de esgoto na área central da cidade.

A Secretaria de Obras informa que fará um estudo de viabilidade para nivelar com a rua às bocas de lobo ou tampas de esgoto na área central da cidade.

Vereadora Manu da Costa

INF 010/2020 - Solicita informações à Secretaria de Saúde referente às ações de prevenção à chegada do Covid-19 (Coronavírus) ao Município

A Secretaria da Saúde informa que o município de Gramado, desde o dia 13/0, integra o Centro de Operações de Emergências da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, o qual articula as ações de enfrentamento com todos os municípios da nossa regional e do Estado, bem como com o Laboratório Central do Estado (LACEN). Sendo assim, recebemos todas as informações do andamento da pandemia em nossa região e Estado, bem como todas as normas, legislações e recomendações oficiais tanto do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto da Secretaria Estadual de Saúde. Todos os pacientes com quadro clínico compatível para COVID – 19 e demais síndromes gripais, bem como de síndromes respiratórias agudas e graves são monitorados pelas equipes de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, as quais inclusive mantêm contato direto com o Hospital Arcanjo São Miguel para acompanhamento de pacientes com sintomas respiratórios internados. Exames são realizados conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O monitoramento inclui isolamento do paciente com sinais e sintomas gripais e de seus contatos próximos (familiares principalmente) por 14 dias ou a cada 48h, conforme o caso, para avaliar a evolução do quadro clínico do paciente para que seja prestado atendimento oportuno na situação de agravamento, sobretudo nos grupos de pacientes com doenças crônicas (comorbidades) ou idosos. Logo o acompanhamento frequente pelos profissionais de saúde e o isolamento do paciente e seus contatos domiciliares é uma medida de enfrentamento e cuidado importante dos casos de síndrome gripal e da redução da disseminação dos vírus respiratórios em nossa população. Em tempo, a Prefeitura de Gramado decretou medidas de enfrentamento, como suspensão das aulas, de eventos e de diversas atividades visando reduzir a circulação de pessoas e aglomerações como forma de evitar a disseminação desenfreada da doença em nosso território e garantir a capacidade de atendimento pelas equipes médicas da Atenção Básica e Hospital. As medidas de prevenção são amplamente divulgadas para a população através de diversas mídias (rádio, vídeos, podcast, cartazes, etc), sendo as principais a lavagem frequente das mãos, a correta etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca com cotovelo ou lenço descartável ao espirrar e tossir), evitar aglomerações, etc.

PRO 057/2020 - Solicita que seja disponibilizado transporte para cidadãos gramadenses que precisem realizar doações de sangue em Caxias do Sul ou Porto Alegre

A Secretaria de Saúde informa que em contato telefônico realizado com o Hemocentro de Caxias do Sul, nos foi informado que, referente ao cronograma de 2020, o qual, não contempla o município de Gramado/RS, as coletas estão suspensas, devido a pandemia. Com relação aos estoques, foi sinalizado que todos os tipos sanguíneos estão sendo coletados em Caxias do Sul, porém, com ênfase ‘O’ e ‘B’ negativos. Assim, há disponibilidade diariamente, de transporte para os munícipios de Porto Alegre e Caxias do Sul. Dessa forma, o cidadão gramadense que tiver interesse na doação, poderá fazer contato telefônico com a Secretaria de Saúde (setor Transporte), para realizar seu agendamento.

PRO 047/2020 - Solicita à Secretaria responsável que disponibilize maior número de lixeiras no entorno do Complexo Esportivo Ernestão, Bairro Piratini.

Em resposta a Secretaria de Obras informa que estudará a viabilidade de colocar um número maior de lixeiras no entorno do Complexo.

Vereador Rafael Ronsoni

INF 017/2020 - Solicita copia da prestação de contas sobre os investimentos na Praça Leopoldo Rosenfeld, conforme contrato 77/2019.

A Secretaria de Esportes solicita prorrogação do prazo para resposta ao pedido em função do Decreto 070/2020, referente a prevenção do COVID – 19.

PRO 049/2020 - Solicita para que o Poder Executivo providencie revitalização dos decks de madeiras junto ao Lago Joaquina Rita Bier e às margens da ERS-115, na Várzea Grande.

Em resposta a Secretaria de Obras informa que já existe o projeto de revitalização dos Decks de madeira do Lago Joaquina Rita Bier, projeto esta este realizado junto à Secretaria de Governança. Informamos que a revitalização e manutenção dos Decks está sendo realizada de modo paliativo e preventivo, sendo retirando as madeiras deterioradas.

Vereadora Rosi Ecker Schmitt

IND 016/2020 - Solicita ao poder Executivo Municipal a realização de estudo de viabilidade para o retorno do transporte universitário para alunos da área da saúde, neste município.

A Secretaria de Educação comunica que este serviço de acordo com Decreto Municipal 81/2020 em artigo 19 está suspenso. Quanto a viabilidade do retorno para apenas 03 alunos não é viável, mesmo que fosse transporte da Secretaria Municipal da Educação considerando que os motoristas da SME estão a disposição e atuando junto a Secretaria da Saúde. Informamos que também nos colocamos a disposição para intermediar junto a Instituição de Ensino, campo de estágio aqui em Gramado e/ou adiamento do período de estágio curricular.

PRO 041/2020 - Solicita ao Poder Executivo Municipal a limpeza das valetas e roçada na vegetação na Linha Quilombo, neste município.

A Secretaria de Agricultura informa que a roçada nas localidades do interior do município será retomada após cessação dos efeitos do Decreto 70/2020, que Dispões sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de coronavírus (COVID – 19), no Município de Gramado, e demais regulamentos sobre a temática.

PRO 048/2020 - Solicita ao Poder Executivo Municipal o reparo na boca de lobo (bueiro) na esquina das ruas Altivo Zucoloto e Alvina Michaelsen, neste município.

Em resposta a Secretaria de Obras informa que encaminhará uma equipe técnica ao local, e sendo necessária a troca colocaremos no cronograma o reparo na boca de lobo (bueiro).

Bancada Progressista

INF 020/2020 - Solicita informações sobre o deck/pergolado da Praça Major Nicoletti.

O gabinete do Prefeito enviou cópia do projeto de construção do pergolado e cobertura , do processo licitatório, contratos e aditivos de contratos da referida obra e empenhos e pagamentos da referida obra pública, entre outros documentos que compõem o processo administrativo.

INF 018/2020 - Solicita informações sobre a revitalização dos banheiros públicos da Praça Major Nicoletti.

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil solicita dilação de prazo para disponibilização das cópias requeridas, considerando que no momento não está disponível o serviço de cópia de plantas em função das medidas de prevenção ao COIVID – 19, o que impede o encaminhamento de resposta adequada. 



Data de publicação: 23/04/2020

Compartilhe!