Câmaras de Gramado e Canela unidas em ações a favor das comunidades

Um encontro foi realizado na tarde de ontem (29), entre os presidentes das Câmaras Municipais de Gramado e Canela para traçar ações conjuntas, no intuito de auxiliar as comunidades na retomada pós-pandemia do COVID – 19 (Coronavírus). A reunião aconteceu no Legislativo Canelense.

Os presidentes manifestaram sua preocupação com a região, tanto na questão da saúde, como na econômica. Assim, buscaram traçar estratégias, viáveis e legais para que os Poderes Legislativos possam atuar de forma mais concreta.

No que tange a questão da Saúde destacaram que inúmeras ações foram tomadas, mas que entendem necessário um trabalho de conscientização de toda a comunidade, de forma mais eficiente, especialmente no que se refere ao uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool gel.

Na via econômica, enfatizaram que nas cidades de Gramado e Canela verifica-se a diminuição da capacidade produtiva da economia, a redução de empregos, o fechamento de empresas e comércios, bem como um decréscimo considerável nas contas públicas.

Os representantes das Casas Legislativas ressaltaram que é urgente e necessário que ações emergenciais mais efetivas sejam tomadas tanto a nível federal, como estadual e municipal. Assim sendo, dentro do que a prerrogativa Legislativa lhes permite estão atuando. O Legislativo de Gramado repassou R$ 300 mil e o de Canela R$ 150 mil, para as respectivas Prefeituras.

Campanha de Higiene

Demonstrando união entre as duas cidades, que dependem economicamente uma da outra, os presidentes Rosi Ecker Schmitt e Marcelo Savi estão estudando a viabilidade de realizar uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal, que atenderá as comunidades de Gramado e Canela. A ação passa agora pela análise legal e de planejamento para que possa ser levada adiante. Novas conversas serão realizadas nos próximos dias para dar segmento a tal medida que beneficiará os mais carentes.

Data de publicação: 30/04/2020