Três propostas estão sendo enviadas à Prefeitura, nesta semana, requerendo à reinstalação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM, melhoria no acesso ao hospital e reparo na Borges.

Solicitada reinstalação do CRAM, melhoria no acesso ao hospital e reparo na Borges

No primeiro então é solicitada, ao Poder Executivo Municipal, a reinstalação do CRAM. “O pedido justifica-se, face aos números publicados pelo próprio Centro, em abril de 2019, na cidade de Gramado que mostra a importância de ter um trabalho exclusivo nesta área, pois existem muitas mulheres precisando desse atendimento. Considerando ainda, que durante esse período de pandemia os números a nível estadual mostram um aumento de casos de violência contra a mulher, sendo assim, necessário um centro de referência especializado para tratar esses casos”, destacou a vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), que apresentou os números.

2015 – 41 casos novos

2016 – 30 casos novos

2017 – 73 casos novos

2018 – 157 casos novos

Ainda o CRAM abriga mulheres com risco de morte:

2018 – abrigadas 5 mulheres e 6 crianças

2019 – abrigadas 2 mulheres e 5 crianças

“Sei que o responsável pelo atendimento hoje é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, mas entendo necessário um espaço separado e reservado para o atendimento à mulher”, finalizou.

Rosi também pediu à Prefeitura estudo de viabilidade para implantação de corrimão na calçada de acesso ao Hospital Arcanjo São Miguel. “A proposição está motivada, pois a escada de acesso ao Hospital é um local úmido, escorregadio e não tem corrimão, o que gera perigos aos pedestres que passam por ali. Sendo assim, se faz necessário esta proposição, para facilitar e tornar mais seguro o acesso dos pedestres ao Hospital”, enfatizou.

Por fim, é solicitado ao Poder Executivo Municipal, reparos no passeio público na Avenida Borges de Medeiros. “Justifica-se o pedido, pois o passeio público encontra-se danificado, causando assim transtornos e até mesmo perigo aos pedestres. Ressalto que esta é uma das principais ruas do Centro da Cidade, muito utilizada pela população local e turista”, disse Rosi.

Data de publicação: 21/07/2020