No final da tarde de ontem (12), na Sala VIP do Legislativo Gramadense, uma reunião tratou do projeto do Plano de Saneamento de Gramado protocolado na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira.

Reunião aborda Plano de Saneamento

No final da tarde de ontem (12), na Sala VIP do Legislativo Gramadense, uma reunião com os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Giovani Colorio, João Teixeira, Manu Caliari, Marcos Lovato e Rosi Ecker Schmitt, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Márcio Coracini, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Beatriz Masotti, o presidente em exercício do Conselho do Plano Diretor, Jeferson Zatti, o representante do Conselho do Meio Ambiente Ricardo Peccin e o promotor de Justiça de Gramado, Max Guazelli tratou do projeto do Plano de Saneamento de Gramado protocolado na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira.

Coracini iniciou dizendo que o Plano vem sendo elaborado desde 2013, porém o primeiro feito necessitou de reformas, pois não se enquadrou a realidade de Gramado. Assim sendo uma empresa especializada foi contratada para fazer um estudo específico da cidade, onde equipes técnicas foram às ruas para elaboração do mesmo. Para complementar o estudo a Secretaria de Meio Ambiente solicitou vários pedidos a Corsan, empresa que tem a concessão do serviço hoje, porém a demora nas respostas dificultou o processo, sendo que muitas vieram só após intervenção da Promotoria Pública. O Secretário afirmou que durante a elaboração do Plano de Saneamento foi constatado que alguns projetos da Corsan não condiziam com a realidade.

Sobre os córregos do município Coracini foi enfático. “Nossos córregos estão contaminados, em sua maioria no nível máximo, tanto na zona urbana quanto na rural”, falou. Sobre o Plano ele disse que “é um trabalho sério e deve ser levado adiante pela próxima gestão, pois não é uma questão política, mas sim técnica”, afirmou.

O promotor Max Guazelli afirmou que irá pedir a rescisão do contrato do Município com a Corsan, pois ele não é atendido nem na parte prática e nem na legal. Dr. Max ressaltou que existem casos graves que levariam a prisão dos responsáveis pela entidade, pois existem cobrança de taxa de esgoto e na prática as estações não funcionam. As pessoas pagam por um serviço que não é feito.

Coracini destacou ainda que no Plano de Saneamento não consta determinado se o município fará concessão, municipalização ou terceirização dos serviços, apenas estabelece normas a seguir e como prestar contas.

Para tanto a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, formada pelos vereadores João Teixeira, Ilton Gomes e Manu Caliari promove no próximo dia 21, às 19h30min Audiência Pública para apresentar o projeto a comunidade que é convidada a participar. O encontro será no Plenário Julio Floriano Petersen, junto a Câmara Municipal de Gramado.

O projeto 036/2016 que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento, seus instrumentos e dá outras providências pode ser encontrado no link http://bit.ly/2hIsOuk, no site da Câmara Municipal de Gramado.

Data de publicação: 13/12/2016