Na segunda-feira, dia 27, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal foi feita a entrega da Moção de Aplausos pela passagem dos 12 anos de trabalhos desenvolvidos pela PAMA - Pastoral do Menor Adolescente, do bairro Piratini.

PAMA recebe Moção de Aplausos

 

Na segunda-feira, dia 27, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal foi feita a entrega da Moção de Aplausos pela passagem dos 12 anos de trabalhos desenvolvidos pela PAMA - Pastoral do Menor Adolescente, do bairro Piratini. A proposta de autoria do vereador Professor Daniel (PT) foi aprovada no dia 06 de novembro, de forma unânime, na sessão da Casa.

Receberam a honraria em nome da Pastoral Marli Zimmer Wille e Guilherme Cavichioni, bem como os demais professores, alunos e pais. “Inicialmente é importante ressaltar a gratidão de toda equipe da PAMA por estar aqui no dia de hoje. Representa o reconhecimento de um trabalho árduo desenvolvido há 13 anos com a missão de auxiliar adolescentes da nossa comunidade, contribuindo na construção de uma cultura de paz, com cidadania, rumo ao desenvolvimento do protagonismo e da autonomia. O caminho percorrido não foi e não é fácil. O nosso trabalho é reflexo de dedicação diária e contínua para arrecadação de recursos de doações provenientes do poder público privado e da doação de tempo e força de trabalho de pessoas que não medem esforços para que nossos jovens sejam acolhidos e tenham acesso à educação em forma de informação, cultura, convívio e aprendizado. O nosso agradecimento hoje é destinado especialmente a todas as pessoas que de alguma forma fazem parte do nosso projeto, da nossa pastoral. A cada um que doa recursos ou o seu valioso tempo sendo voluntária, a cada membro da equipe, a empresa que nos auxilia, a cada setor do poder público e a Igreja Católica que viabilizam e fortalecem o nosso trabalho. A ti Vereador Professor Daniel pela iniciativa de nos honrar com essa Moção que bem sabemos, entendi das dificuldades e dos esforços para fornecer dignidade e qualidade de educação aos nossos jovens. E aos demais vereadores que apoiaram nesta tão honrosa atitude. Tal reconhecimento nos fomenta e faz continuar assim, assim como as nossas crianças que são o motivo primordial da manutenção da pastoral. Que a cada trabalho realizado, a cada curso concluído, a cada progresso nos presenteiam com seus sorrisos e sua evolução como pessoas e futuros profissionais. Que possamos por muitos anos acolher e contribuir para formação de tantos jovens e que estejamos presentes no aprendizado e no coração dos que já passaram por lá. Mais uma vez, muito obrigada.”, disse Marli.

Guilherme também fez uso da palavra. “Na condição de voluntário e representante do PAMA, no Conselho da Criança e do Adolescente, devo ressaltar aqui a importância do fortalecimento do COMDICA e de seu respectivo fundo. Nós acreditamos que cabe ao poder público auxiliar para que o conselho seja fomentador de projetos como desenvolvido pelo PAMA e para isso precisamos pensar em conjunto formas legais, transparentes, mas menos burocráticas para o repasse dos recursos do fundo da criança aos projetos. É preciso também divulgar mais amplamente os projetos que recebem suporte do fundo para a comunidade, para sim conscientizar as pessoas da importância das doações ao fundo da criança, especialmente via dedução do Imposto de Renda. Nossa cidade tem um imenso potencial de arrecadação de recursos por esta via e poderia estar fortalecendo e criando ainda mais projetos destinados às crianças e jovens no nosso município. A PAMA participa ativamente do Conselho da Criança e de outros conselhos municipais e acredito que a parceria entre o poder público e a entidade é fundamental para dar continuidade ao seu trabalho”, completou.

Professor Daniel falou em nome dos vereadores. “Gostaria de dizer que essa homenagem que estamos prestando ao PAMA vem do coração. Eu acho que o PAMA sabe disso, o PAMA sabe do carinho que eu tenho por esse trabalho. A Marli sabe da luta que nós temos para manter o PAMA. E quando eu digo, nós, porque eu também por ser morador do bairro Piratini e por saber o trabalho que o PAMA faz com a juventude no bairro Piratini, eu também me coloco minhas obrigação. Inclusive faço um desafio, nos falamos tanto em educação integral, vocês querem um exemplo de educação integral, um exemplo eficiente, onde os jovens gostam de ir para o contra turno, vão conhecer o PAMA. Conversar com os jovens que frequentaram PAMA, que frequentam o PAMA e vocês vão entender, a sociedade, comunidade vai entender a importância dessa pastoral, desse trabalho que envolve a família, que envolve a igreja. A gente tem homenageado as instituições religiosas aqui porque elas tem feito, muitas vezes, o papel do estado e é isso que o PAMA faz hoje. O PAMA, além de um trabalho voluntário ,um trabalho de caráter, de ajuda, de solidariedade, ele também hoje cumpre o papel do estado. Portanto o estado também tem obrigação de financiar, de ajudar financeiramente, as instituições de valor, às instituições que realmente influenciam e fazem um bom trabalho. É importante a questão do COMDICA também, a questão do fundo. Nós vamos buscar mais recursos para o fundo para que o fundo possa também financiar os trabalhos que são fundamentais para a construção de uma juventude melhor. A gente constrói uma juventude melhor assim. E o PAMA tem informática, tem diversão, o PAMA tem música. O PAMA acima de tudo tem pessoas que amam o que fazem lá. Não tem ninguém por obrigação lá no PAMA. Pessoas estão lá porque gostam do que fazem. Então, eu fico muito feliz fazer essa homenagem. Eu tenho feito as homenagens aqui, junto com os colegas, sempre para quem merece. Nós precisamos valorizar sim as instituições que são exemplos para Gramado. O PAMA, queridos amigos é um exemplo para cidade de Gramado. Podem contar com mandato do vereador Professor Daniel e pode ter certeza que os colegas também são solidários, são solidários também ao trabalho que o PAMA tem feito”, destacou.

Histórico

Os trabalhos realizados pelo PAMA tiveram início no dia 18 de abril de 2005, surgindo com um grupo de voluntárias que perceberam a necessidade de proporcionar um espaço de convivência, cultura e lazer, para crianças e adolescentes moradoras do bairro Piratini.

Há 12 anos a Pastoral do Menor Adolescente do Bairro Piratini iniciou este trabalho com o intuito de atender crianças e adolescentes, provenientes de famílias de baixa renda, que apresentavam situações de vulnerabilidade social.

Atualmente o PAMA está localizado nas instalações da área social da capela do Bairro Piratini e atende cerca de 75 crianças no turno inverso ao da escola, realizando diversas oficinas, como artesanato e técnicas de pinturas em móveis, corte e costura, música ( vocal e instrumental), recreação e integração, além do auxílio nas atividades escolares e a oferta de curso de informática e técnico em manutenção de computador.         O projeto tem sido atendido por uma coordenadora responsável, uma psicopedagoga, duas instrutoras para atividades diárias, um instrutor de música, um professor de canto, um professor de informática e manutenção de computador e uma responsável pelos serviços gerais e lanche. Os voluntários formam um grupo de 12 pessoas, que atuam na área das oficinas, além de uma assistente social e o pessoal que auxilia no preparo da alimentação dessas crianças e adolescentes.              

A iniciativa desse projeto constitui-se num programa de apoio à escolaridade com vistas a ampliar a jornada escolar proporcionando um espaço de troca de convivência através de atividades lúdicas, visando a melhoria da qualidade de vida do grupo de participantes.                        

Data de publicação: 29/11/2017

Compartilhe!