O Plenário praticamente lotado marcou a primeira sessão ordinária da XV Legislatura da Câmara Municipal de Gramado, na noite do dia 02 de janeiro.

Comunidade prestigia primeira sessão ordinária de 2017

 

O Plenário praticamente lotado marcou a primeira sessão ordinária da XV Legislatura da Câmara Municipal de Gramado, na noite do dia 02 de janeiro. Sob o comando da nova mesa diretiva presidida por Luia Barbacovi (PP), que tem como vice-presidente Everton Michaelsen (PMDB), 1ª secretária, Rosi Ecker Schmitt (PP) e 2ª secretária, Manu Caliari (PRB) a plenária transcorreu normalmente.

Na oportunidade o vereador suplente Renan Sartori (PMDB) tomou posse no lugar do vereador licenciado João Teixeira (PMDB), em seguida partiu-se para o primeiro grande expediente do ano com as palavras a disposição dos vereadores Dr. Ubiratã (PP) e Everton Michaelsen (PMDB), e a posterior para a votação das Comissões. Para finalizar a Sessão passaram-se as explicações pessoais onde os vereadores fizeram uso da palavra para enfatizar o trabalho que irão realizar no Legislativo Gramadense.

Everton Michaelsen

Saudou os presentes, falou da satisfação de estar no Legislativo e agradeceu o apoio de todos na eleição. Falou da posse do novo Governo, do trabalho incansável por 16 anos revendo os pontos errados e enfatizando os corretos. Destacou o orgulho de fazer parte deste governo, e enalteceu o caráter do prefeito e do vice-prefeito, bem como suas intenções. Disse que tem a certeza que a Câmara votará os bons projetos que vierem do Executivo, sempre pensando no bem da comunidade, pois é esse o motivo que os trouxe a exercer o cargo. Enfatizou a transparência destacando que é obrigação dos órgãos públicos primar por ela. Lembrou que os Vereadores poderão discutir com argumentos, mas sempre tendo como base o respeito.

Renan Sartori

Fez agradecimentos e em seguida falou de seus projetos, quais sejam: juventude, o esporte correlacionado com a educação e as artes marciais, a causa animal, o desenvolvimento de novas tecnologias como a internet livre, ou a internet free. Destacou que representa a renovação, a mesma representada pelo Executivo Municipal e a mesma que varreu o Brasil de norte a sul, nas últimas eleições. Ele enfatizou que o seu desejo é de que tal renovação não seja só de pessoas, mas sim de ideias para o bem de Gramado, conclamando a todos que essa Legislatura deixe um legado positivo para a cidade.  

Manu Caliari

Fez agradecimentos, reforçou seu compromisso de servir a comunidade destacando o trabalho desenvolvido na Legislatura anterior e enfatizando que o seu trabalho seguirá nesse sentido de servir a comunidade sem uma bandeira específica, ficando atenta e atuante em todas as esferas, pois Gramado é muito dinâmica. Manu também falou em defesa do Legislativo, destacando que por tempos a Câmara foi muito desprestigiada, mas vemos em Gramado muito empenho dos Vereadores. Manu salientou a importância da visita do Prefeito e Vice-prefeito na Câmara na primeira sessão mostrando respeito e valorização ao Legislativo, oportunidade em que pede que os Vereadores sejam ouvidos e atendidos. Ela pediu também, na área da saúde, após solicitação da comunidade, a recontratação de um médico homeopata para os postos de saúde, após a saída de outro profissional que atuava na área.

Dr. Ubiratã

Fez agradecimentos e desejou um ótimo governo a administração e destacou que espera que a expectativa da comunidade seja alcançada. Falou do progresso atingindo nos 16 anos de administração do PP, e dos problemas que o sucesso trouxe para a cidade, enfatizando as questões do meio ambiente, saúde, mobilidade urbana, questão do desemprego, que a folha de pagamento do Executivo seja bem inferior aos 53% do índice constitucional e ressaltou que a administração anterior recebeu a Prefeitura com índice de receita própria em 23% e e entregou com o índice de 62% de arrecadação própria, entre outros. Sobre a questão da saúde pedindo uma atenção quanto à carência de médicos nos postos de saúde do município. Dr. Ubiratã relatou golpe com familiares de pacientes internados na UTI do Hospital São Miguel que estão sendo vítimas de cobrança de procedimentos, de forma indevidamente, via telefone, com informações precisas do quadro do internado, por golpistas.

Professor Daniel

Fez agradecimentos e enfatizou que esta na Câmara para somar e que tem respeito por cada Vereador, pois sabe que cada um representa a comunidade que o elegeu. Em seguida reafirmou as suas bandeiras: educação, meio ambiente, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana e ciclovia, mas que estará atuando fortemente e legislando em prol de todas as causas em favor de Gramado. O vereador falou que seu mandato será pautado em: legalidade, moralidade, ética, relevância social e o que será abraçado é o interesse coletivo.

Volnei da Saúde

Fez agradecimentos e posteriormente destacou que está à disposição da comunidade e que trabalhará sério, comprometido com Gramado, seguindo o que já fazia durante os 15 anos em que atuou junto a Secretaria de Saúde de Gramado. Destacou que serão anos de muito trabalho e enfatizou que sua principal bandeira será a saúde, mas além dessa questão frisou a importância de se olhar para a educação, pois é em sua concepção só com uma educação de qualidade Gramado formará cidadãos de bem e assim pessoas qualificadas para serem o futuro de Gramado.

Rafael Ronsoni

Saudou os presentes e destacou que a Câmara na gestão passada já era boa e que tem certeza que nesta será melhor ainda. Falou que está no quarto mandato como Vereador e enfatizou que o Legislativo é trabalho, dedicação e compromisso com a comunidade. Disse que estará sempre lutando e brigando em prol da comunidade e não contra as pessoas ressaltando que é assim o trabalho de Vereador. Terminou colocando-se a disposição dos gramadenses.

Rosi Ecker Schmitt

Fez agradecimentos e em disse que está na Câmara para somar, enfatizando que o Legislativo deve ser unido. Destaca ainda que trabalhará sempre em prol de Gramado, ou seja, fará uma oposição consciente e consistente, com um papel de representatividade da comunidade Gramadense, sempre pensando no crescimento e desenvolvido da cidade. Terminou colocando-se a disposição dos gramadenses.

Luia Barbacovi

Fez agradecimentos e falou de sua felicidade em assumir a Câmara depois de 40 anos na vida pública. Destacou a questão da renovação do Legislativo. Faltou do fortalecimento do Legislativo que se dará com muito trabalho e bom senso, olhando para o eleitor que confiou nos candidatos sempre realizando ações propositivas e olhando para o futuro de forma independente. Entre as propostas que estão sendo estudadas por ele estão os seguintes projetos: Teto Salarial no Poder Público Municipal, Conselheiros Comunitários terão que ter título eleitoral em Gramado e que as Empresas que participam de licitações devam ter um percentual de funcionários gramadenses.

 

Data de publicação: 04/01/2017

Compartilhe!