Para que os projetos sigam foram traçadas 6 estratégias:

Agenda Estratégica e Plano de Mobilidade são tema de reunião

Na tarde de ontem (10), os vereadores Dr. Ubiratã, Luia Barbacovi, Professor Daniel, Renan Sartori, Vereadora Manu e Volnei da Saúde estiveram reunidos com o secretário de planejamento, Jeferson Zatti, com o de Trânsito, Luiz Quevedo, e com os arquitetos Ruben Pesci e Daniel Caporale para falar sobre as alterações na agenda estratégica e no plano de mobilidade que será enviado à Câmara até o final do mês de outubro.

Jeferson explicou que o projeto esta 99% concluído, apenas restando algumas questões pontuais a serem encerradas para que possa ser enviado para análise dos Vereadores. Ele explicou também que é necessário que os dois projetos: Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Mobilidade Urbana, tramitem simultaneamente, pois um tem referencia com o outro.

Os Vereadores solicitaram ao Jeferson que antes do protocolo oficial, seja entregue a Casa, informalmente, um anteprojeto, para que já se verifiquem questões técnicas, com a intenção de facilitar a tramitação após o protocolo. O projeto, quando protocolado de fato na Câmara passará pelas comissões e também por audiência pública. Os Secretários e os Arquitetos colocaram-se a disposição para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir no processo de análise e votação das propostas.

Para que esses projetos sigam foram traçadas 6 estratégias:

- Aprovação da agenda e criação de uma agência de desenvolvimento sustentável (essa terá o prazo de 18 meses após a aprovação do projeto para ser instituída – está em estudos);

- Plano de Mobilidade;

- Desenvolvimento Turístico e Diversificação Produtiva;

- Valorização da Paisagem;

- Grandes Investimentos – investimentos prioritários.

Principais ações do plano:

- Criar um urbanismo sustentável, com conjuntos habitacionais compactos, no lugar de lotear, urbanizar os espaços;

- Promover a descentralização;

- Ruas Garibaldi e São Pedro tornam-se mão única;

- Avenida Borges de Medeiros – da esquina com a Avenida das Hortênsias até a Senador Salgado Filho é transformada em um grande calçadão, um local de lazer;

- Cria-se a Rua Coberta Pedro Benetti que abrigará eventos como o Festival de Gastronomia, entre outras ações. Os táxis serão realocados;

- Criação do Morro Parque das Orquídeas com um grande mirante turístico equipado de teleférico e balão mirante fixo;

- Perimetrais, em alguns pontos elevadas para preservação ambiental;

- Novo centro administrativo;

- Projeto novo para o Mirante do Belvedere;

- Entre outros.

O intuito é a aprovação da agenda e do plano para que sistemicamente as ações possam ir sendo realizado em Gramado.

Data de publicação: 11/10/2018