Ontem, dia 19 de março, durante sessão ordinária, à Bela Pagamentos recebeu Moção de Reconhecimento pelo trabalho realizado. A proposta de homenagear a empresa foi do pelo vereador Renan Sartori (MDB) e contou com a aprovação dos demais Vereadores.

Bela Pagamentos recebe Moção de Reconhecimento

 

Ontem, dia 19 de março, durante sessão ordinária, à Bela Pagamentos recebeu Moção de Reconhecimento pelo trabalho realizado. A proposta de homenagear a empresa foi do pelo vereador Renan Sartori (MDB) e contou com a aprovação dos demais Vereadores, no dia 05 de março.

Em nome da empresa falou Arthur Silveira. “Pra gente é um orgulho imenso receber esse reconhecimento da Câmara e da comunidade. É muito importante a gente receber o carinho e o apoio e ver que realmente tudo aquilo que a gente acredita, em tudo que a gente vem trabalhando há tanto tempo, tem dado resultado e tem dado certo. Na Bela a gente realmente acredita em ajudar os negócios a serem melhores e, a decisão que a gente teve que tomar de permanecer em Gramado, investir aqui, atrair talentos para cá e formar talento, vemos que foi acertado mas não foi fácil. É um desafio imenso fazer o que a gente tá fazendo, fazer uma empresa tecnologia, fazer um empresa financeira aqui, apesar de todo mundo nos dizer que não ia dar certo, que não seria possível a gente acreditou, a gente fez, a gente construiu e a gente realmente vê o impacto que estamos deixando em toda cidade, nos negócios e ajudando Gramado a ficar cada vez melhor.  "Esse reconhecimento não é meu, mas é do time, dessas pessoas que compraram o sonho, acreditaram naquilo que a gente acredita e estão deixando a marca delas na Bela e na cidade e, quisá, no planeta inteiro, daqui a pouquinho. Então eu também queria aproveitar esse momento e agradecer a vocês colaboradores, pois o reconhecimento não é meu, é de vocês, muito obrigado por fazerem parte desse Time. Muito obrigado por estarem com a gente todo dia, que só quem vive a Bela, só quem tá lá entende o que realmente a gente tá fazendo e o impacto que ainda vamos causar. Convido todos vocês a irem lá para ver o que a gente tá fazendo e, ver o que essas pessoas estão fazendo porque realmente é muito diferente. Não só pelo nosso produto, pelo que a gente acredita, mas a maneira com que a gente tá fazendo que sirva de exemplo de inspiração para cidade, para Prefeitura, para Câmara, para mais empresas, para mais jovens também que acredito em querem fazer diferente. Muito obrigado”, disse.

O vereador Renan Sartori falou em nome do Legislativo. “A empresa Bela Pagamentos é uma empresa que foge, sem dúvida nenhuma, de todos os padrões normais que estamos acostumados a ver na maioria das empresas, seja pelo seu modo de gestão, ou pela moderníssima arquitetura de seu Campus, ainda pela forma do processo seletivo de contratar e gerir pessoas, ou pelo jeito de fazer negócio. É muito importante a gente também saliente a coragem e determinação dos irmãos Artur Michelle e Rochelle e de todos os envolvidos com a empresa. Os colaboradores estão engajados dentro dessa missão, que mesmo diante de todas as adversidades, com certeza não foram poucas, conseguiram fazer então que essa Startup deixasse de ser apenas uma boa ideia e realmente concretizar-se de fato em uma grande empresa, não só no seu tamanho físico, pois são mais de 4 mil metros de área construída, mas sim pelos seus sonhos e pelas possibilidades visíveis de crescimento. Essa empresa ainda é uma bebê, tá engatinhando, mas a gente vê nos olhos dos colaboradores, dos proprietários, a vontade de crescimento e a expansão. É importante a gente salientar que essa não é uma empresa somente boa de se trabalhar, mas ela está entre as três melhores pequenas e médias empresas do Brasil para se trabalhar e isso sem dúvida nenhuma é um marco significativo para Gramado. Inventar um produto novo, que revolucionou o mercado turístico, sem dúvida não é uma tarefa fácil, requer muita dedicação, requer muita competência, requer muito engajamento e sem dúvida persistência. Então fica aqui o reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores de Gramado pelo importante trabalho que a Bela vem desenvolvendo na nossa cidade”, disse.

Histórico

A história da Bela começou em 2009, quando a empresa viu que poderia trazer o e-commerce para o turismo. Desde sua origem, está revolucionando o turismo - na época, não existia nada parecido no Brasil e, ainda hoje, não existe.

A Bela nasceu com a missão de tornar negócios melhores, revolucionando a forma de pagamento, venda e gestão das empresas. Com sede em Gramado, a fintech começou com soluções para o nicho de turismo e entretenimento, economia principal da cidade. Com crescimento 100% bootstrap (sem investidores ou sócios ricos), era muito arriscado divulgar demais o modelo comercial da startup e, em virtude disso, até 2017, a Bela só aceitava clientes de Gramado, para poder validar bem o produto e se preparar para escala global. 

Uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil

A Bela é a prova viva de que é possível fazer de uma empresa financeira um dos melhores lugares para trabalhar, mesmo no interior do país. Mais do que ter um bom local de trabalho, eles perceberam que precisavam mudar a forma de gestão do negócio, para acompanhar a nova economia. 

Com o lema de uma empresa de pessoas para pessoas, o próprio time planejou o Campus Bela, com o objetivo de proporcionar o melhor local de trabalho possível para pessoas que se dedicam todos os dias a tornar os negócios melhores. Cada espaço visa momentos de conforto e lazer para as pessoas que sonham alto e suam muito para fazer o negócio acontecer. São 4.000 m² de construção, com 12 salas de reuniões, centro de eventos, praça de alimentação, sala de jogos, sleeping pods, áreas de descanso e muita natureza. 

O Campus como uma materialização da cultura da empresa

O Campus impressiona principalmente por ser mais do que um espaço bonito e moderno: ele é a materialização da cultura do time, com personalidade até nos nomes das salas (eles escolheram nomes de personagens que os inspiram a serem melhores).  

Por falar em cultura, a Bela também está disruptindo na gestão do negócio. Eles criaram um processo seletivo próprio para recrutar novos talentos - não aceitam (e nem olham) currículos e não fazem entrevistas de emprego. O processo seletivo Voe com a Gente acontece em 7 etapas, sendo as 5 primeiras delas online. O candidato entra no site da Bela, se inscreve e já começa a preencher o questionário. O grande objetivo dele é encontrar pessoas alinhadas com o propósito e os valores da fintech, para só depois então avaliar habilidades técnicas. Em 2017, houveram 4 edições do processo, com mais de 1.200 candidatos inscritos e somente 22 contratações - mesmo sem ter limite de contratações. 

Um novo modelo de gestão que está dando super certo

Com o desafio de contratar bem resolvido, surgiram outros desafios de gestão de pessoas. Em janeiro de 2017, o time estava em 12 pessoas e, em dezembro, em 40. Com a cultura de liberdade e responsabilidade, a Bela está inovando e trabalha sem setores e cargos - a brincadeira entre o time com os visitantes é a pergunta clássica de “qual é o seu cargo na Bela? O que você faz lá?”, que dá tela azul de erro no sistema operacional. Na Bela eles acreditam que todo mundo é capaz e tem liberdade de fazer qualquer coisa, sem limitações desnecessárias de cargos ou setores, com a ideia de que o que não se sabe, se aprende. Você pode ter habilidade de design, programação, contabilidade e ajudar no atendimento, na cozinha ou na venda. 

Está dando tão certo que a Revista Exame, na edição de Janeiro, divulgou o Ranking da Love Mondays, a principal plataforma de avaliações de empresas, salários e vagas de emprego do Brasil, onde a Bela está entre as melhores pequenas e médias empresas do Brasil para se trabalhar. Essas avaliações são espontâneas, anônimas e do próprio time, nos quesitos satisfação geral, remuneração e benefícios, oportunidade de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida e, na categoria de PMEs, com até 500 colaboradores, participaram 50 empresas de todo o Brasil, ficando a Bela em terceiro lugar.

Por isso, fica nossa homenagem e reconhecimento a esta bela empresa, nascida em Gramado e muito bem liderada pelos gramadenses e irmãos Arthur, Michelle e Rochelle, o negócio que está revolucionando o mercado de turismo e entretenimento.

Hoje, a Bela Pagamentos está recém dando seus primeiros passos, e sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. Mas temos certeza que pela capacidade e competência de toda sua equipe, a Bela levará o nome de Gramado aos 4 cantos do mundo.

Data de publicação: 20/03/2018

Compartilhe!