O fotógrafo Leonid Streliaev recebeu o Troféu ‘Mérito Gramado’, da Câmara Municipal em sessão especial realizada no dia 20 de junho, no Legislativo de Gramado. A proposta foi de autoria dos vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB).

Leonid Streliaev recebe Troféu ‘Mérito Gramado’

 

O fotógrafo Leonid Streliaev recebeu o Troféu ‘Mérito Gramado’, da Câmara Municipal em sessão especial realizada no dia 20 de junho, no Legislativo de Gramado. A proposta foi de autoria dos vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB).

“Leonid essa é uma homenagem muito importante, esse troféu Mérito Gramado nos dá a possibilidade de retornar um pouco o que tu tem feito por Gramado,  já foi dada a figuras muito importantes da nossa cidade, o trabalho do Leonid é algo extraordinário, patrono da Feira do Livro, passou pelas mais importantes revistas,  trabalhou brasil a fora, conhece o mundo, a gente não precisa falar, basta girar o singelo conjunto de imagens trazida por ele, pega a alma, a essência com a fotografia. Gramadense de alma, ama, respeita e divulga Gramado, obrigado Leonid”, disse o vereador Professor Daniel.

“Temos a imensa satisfação hoje de homenagear um dos maiores nomes da fotografia brasileira, uma pessoa muito especial para mim e para Gramado muito mais. Leonid se tornou universal ao pintar esta aldeia que é o Rio Grande do Sul. Falar dele é muito bom e fácil, pois é um fotógrafo, jornalista, um artista com muita história, bagagem e uma trajetória vitoriosa. Há mais de 50 anos vem deixando uma marca positiva por onde passou, conta através de fotografia a beleza do Estado. Nos gramadenses tivemos sorte, Leonid caiu de amores por Gramado ao lançar seu livro em 2000 em parceria com Luís Fernando Verissimo, foi e a até hoje é o melhor presente que um visitante pode receber da nossa cidade. Leonid é um talento, uma sensibilidade, mais do que lançar livros, Leonid produziu as melhores imagens que o nosso município tem. As fotos dele vêm capturando um interesse de turistas em todo mundo contribuindo com a nossa maior atividade econômica que e o turismo. Hoje homenageamos um artista que deixará para a história as melhores imagens de Gramado, um legado que merece ser destacado pela Câmara e toda comunidade gramadense”, disse o vereador Renan Sartori.

O homenageado destacou a emoção. “Hoje a emoção tomou conta, eu sou uma pessoa humilde, nunca falo de mim, mas hoje eu vou falar, eu sou humilde, para mim uma fotografia vale por 9999 palavras, é uma coisa muito importante. Meu primeiro trabalho profissional em Gramado foi para Companhia Riograndense de Turismo, nos anos 70. Vim fotografar algumas imagens da cidade, depois fiz outros trabalhos aqui, e cada vez mais aumentou meu amor por esta cidade. A ideia do primeiro livro de Gramado surgiu em uma conversa no Mercado Público, de Porto Alegre, com o Ricardo Peccin, diretor na época da Visão, onde fui convidado a fazer umas fotos de Gramado. Na vinda a Gramado conheci um jornalista, Miron Neto que me ajudou a buscar recursos com patrocinadores locais juntamente com a Iara, enfim o livro saiu. Cada livro foi feito com uma folha de hortênsia seca, como uma lembrança viva do lugar, que agregou um charme a edição. Esse primeiro livro foi um livro muito bonito, importante e não está mais no mercado,  já estamos fazendo o terceiro que será lançado em breve. Essa publicação terá DNA da gastronomia e a visão geral acrescida de depoimentos de experiências que as pessoas podem usar e em breve o teremos. A emoção desta noite é grande, agradeço a este troféu e com certeza terei mais a contribuir através das  minhas imagens e ideias, agradeço imensamente por essa homenagem”, completou Leonid.

Histórico

Leonid Streliaev, nasceu na cidade de Porto Alegre/ RS, no dia 26 de Agosto de 1949. É casado com Rita Leidens e pai de dois filhos: Valentin e Marcela Streliaev.  Leonid Streliaev é considerado pela crítica, imprensa e empresariado, um dos fotógrafos mais influentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um profundo conhecedor do nosso estado, tendo trabalhado nos jornais Zero Hora, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo.  Após sua passagem pelos jornais diários, passou a trabalhar por mais de 10 anos na Editora Abril de São Paulo, onde viajou por todo o Brasil produzindo imagens para os roteiros turísticos da Revista Quatro Rodas. Leonid também foi fotógrafo da revista Veja e editor de fotografias da revista Exame, ambas da mesma Editora Abril de São Paulo. Leonid foi contemporâneo e colega de trabalho do mais importante fotógrafo mundial da atualidade, Sebastião Salgado. Ambos trabalharam na extinta revista Realidade, um ícone do jornalismo brasileiro dos anos 70. Passada a fase jornalística, Leonid passou a trabalhar em publicidade e projetos autorais. Foi convidado por duas oportunidades a expor seus trabalhos na Bienal de Artes de São Paulo, isento de júri. Em 1974 foi eleito “Fotógrafo Brasileiro do Ano” pela vetusta APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Especializado em fotografias externas e de ambientes naturais e turísticos, foi responsável pela execução do Banco de Imagens da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. A Embratur e o Ministério do turismo também mantém em seus acervos imagens autorais de Leonid Streliaev, retratando o Rio Grande do Sul com ênfase na cidade de Gramado, por essa ser um ícone turístico gaúcho. Sobre o aspecto técnico de seu trabalho, Leonid é o único fotógrafo gaúcho que mantém em seu escritório um bureau digital de alta complexidade, gerenciado por Diretor de Arte profissional. Desta forma, as fotografias geradas por Leonid recebem tratamento de imagem, correção de cores, ajustes técnicos, resoluções apropriadas para cada uso e outros benefícios técnicos importantes. Leonid trabalha com a fotografia há 50 anos e há 12 anos vêm retratando a cidade de Gramado. Em 2014 instalou um escritório profissional no município, este é um fato importante, pois está sempre perto dos melhores momentos de clima e luz para fotografar as belezas de Gramado. Dentre todos os seus trabalhos, Leonid é autor do livro Gramado-Brasil que recebeu o prêmio Colunistas- Ouro 2013, executado com textos do escritor Luis Fernando Veríssimo. Além de ser autor dos Livros: “ O Rio Grande de Erico Veríssimo” escolhido como Livro do ano; “Rio Grande do Sul” que recebeu o prêmio Cultura Gaúcha; “ Identidade” que recebeu o prêmio Expressão Gráfica ABIGRAF; e “ Porto Alegre- Brasil”  premiado com o Prêmio Joaquim Felizardo 2012.

Data de publicação: 25/06/2018

Compartilhe!