A entrega será no dia 30 de maio, durante Sessão Solene, na Semana Legislativa de Gramado.

MDB concede título a Vera Lucia

A Bancada do MDB, formada pelos vereadores Everton Michaelsen e Renan Sartori apresentaram projeto onde concedem o Certificado de Mulher Cidadã, na área de Mulher destaque em “Profissionalização e emprego da mulher” a Vera Lucia dos Santos Silva. A proposta foi aprovada na noite de ontem (15), por unanimidade.

Histórico

Vera Lucia dos Santos Silva, estudou na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco. Chegou a iniciar o Ensino Superior em Gestão Ambiental, mas não era o que queria e não concluiu.

Iniciou em sua profissão por um convite de um inspetor da Polícia Civil que estava abrindo uma empresa de vigilância em Gramado em 1995. No início foram muitas dificuldades, pois seus filhos eram ainda muito pequenos e a conciliação de horários do trabalho com as tarefas de casa foram muito exigentes. Naquela época, por ser mulher, o preconceito foi muito grande por parte dos colegas, todos homens para esse tipo de trabalho. O desejo de ser policial era muito grande, porém, devido a sua pouca altura, não foi possível ingressar na carreira militar na época.

Superando os obstáculos que apareciam nesta nova profissão, foi se qualificando. Fez curso de formação na Protesul e registro na Polícia Federal, além de cursos de extensão em vigilância bancária e reciclagem bianual. No final do ano passado, alcançou sua primeira graduação em Muay Thai, que é uma arte marcial thailandesa.

Seu currículo, nestes anos todos, acumula trabalhos também em condomínios e na maioria das agências bancárias da cidade. Atualmente está desempenhando suas funções no Banrisul.

Seu profissionalismo também oferece um bom relacionamento com os colegas e clientes da agência bancária, atendendo sempre de maneira adequada e sem discriminação. Também, já foi destratada por clientes que não compreendem a natureza de seu trabalho que é a segurança.

Esta profissão tem momentos de muita tensão. É difícil conter a emoção ao lembrar dos momentos inusitados e perigosos que vivenciou ao estar presente numa tentativa e dois assaltos ocorridos durante seu trabalho. Mesmo com medo, teve que se manter calma e agir conforme foi treinada.

Mas, orgulha-se muito do seu trabalho. Já fez muitos amigos e a grande maioria dos clientes reconhece seu esforço e tem um grande respeito e admiração por quem soube superar os desafios de uma carreira profissional.

Data de publicação: 16/04/2019