Duas demandas serão encaminhadas, nesta semana, ao Executivo requerendo medidas em dois pontos de Gramado.

Solicitado corredores ecológicos e passadores de fauna em pontos do município

Na primeira solicita-se estudo, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acerca da possibilidade de implementação dos corredores ecológicos e instalação dos passadores de fauna em pontos críticos do Município. “Justifica-se a presente indicação em razão dos frequentes acidentes envolvendo veículos e animais silvestres em diversas vias do Município. Como sabido, Gramado possui vasta Mata Atlântica, o que faz com que diversos animais silvestres, ao procurarem moradia e/ou comida, acabem sendo atropelados nas vias da Cidade. A falta de planejamento e de imposição de medidas de conservação da fauna silvestre (obrigação de instalar os corredores ecológicos) acabou contribuindo ao deslocamento desordenado desses animais. Hoje, Gramado precisa pensar numa alternativa de instalação desses corredores. São corredores que já existem, no entanto, ainda não foram efetivamente implementados. Cito, como alguns pontos críticos da Cidade, a Avenida das Hortênsias, mais precisamente próximo ao Salão Super Carros, a Linha 28, bem como a RS-115 e RS-235, todas vias de grande fluxo onde frequentemente animais silvestres são abalroados. O Poder Executivo possui algumas alternativas para solução desse problema, como por exemplo, a criação de um programa de corredores ecológicos, buscando recursos junto a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura), bem como a utilização do Fundo Verde para instalação desses equipamentos”, destacou o vereador Renan Sartori (MDB).
Ele também pede estudo, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, acerca da possibilidade de pintura do meio-fio de um lado da Rua Valdir Kich, Bairro Moura. “Justifica-se este pedido em razão de reclamações recebidas por moradores da localidade, no sentido de que se trata de uma rua muitíssimo estreita, razão pela a permissão para estacionar de ambos os lados da via vem causando inúmeros transtornos no trânsito da região. Nesse sentido, tendo em vista tratar-se de via que liga dois grandes bairros da Cidade (Dutra e Moura), solicita-se à Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana a readequação em questão, cuja importância é de grande valia para a segurança dos motoristas e pedestres”, disse Renan.

Data de publicação: 25/08/2020