RSS Gramado - RS Notícias de Gramado/RS Fri, 19 Apr 2024 02:32:02 -0300 Fri, 19 Apr 2024 02:32:02 -0300 Visaoi https://www.camaragramado.rs.gov.br/rss Audiência pública debateu derrubada de árvores e preocupações com preservação ambiental em Gramado Thu, 18 Apr 2024 16:38:31 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10457/?audiencia-publica-debateu-derrubada-de-arvores-e-preocupacoes-com-preservacao-ambiental-em-gramado.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10457/?audiencia-publica-debateu-derrubada-de-arvores-e-preocupacoes-com-preservacao-ambiental-em-gramado.html Uma audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado e provocada por pessoas da comunidade, por meio do movimento SOS Verde, aconteceu no Legislativo na terça-feira, dia 16. A audiência, com duração de mais de três horas e meia, foi solicitada por moradores, motivada pelo episódio de derrubada de uma araucária e outras árvores em uma obra na Avenida Borges de Medeiros, no Centro da cidade.
O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Comissão, vereador Professor Daniel, em virtude da ausência do presidente da mesma, vereador Rodrigo Paim (MDB). Estiveram compondo a Mesa com ele, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, que também preside o
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Gramado (Condema), o coordenador da Defesa Civil de Gramado, Cássio Júnior de Oliveira Freitas, a presidente do Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (Marh), Isabel Scheid, e o designer gráfico Marcelo Caruccio, representando a comunidade que realizou o pedido no Legislativo para realização da audiência. Participaram do encontro também os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Renan Sartori e Cícero Altreiter, do MDB, e Neri da Farmácia e Ike Koetz, do Progressistas.
Segundo Caruccio, quase 500 pessoas assinaram um abaixo-assinado on-line apoiando a iniciativa de proteção às árvores em Gramado. "A obra na Avenida Borges de Medeiros (que ganhou grande repercussão) foi embargada por causa de irregularidades relacionadas ao descumprimento das condicionantes ambientais entre as quais, aquelas que motivaram cortes de araucárias. Parece-nos que as escavações para a construção do hotel danificaram tanto as raízes das araucárias que elas ficaram debilitadas a ponto que podiam desabar a qualquer momento", introduziu Caruccio.
"Mas estas derrubadas não são únicas, ano após ano vimos árvores serem 'assassinadas' em nome do progresso. O desenvolvimento e progresso econômico da cidade são bem-vindos e necessários, mas não, ao preço que estamos pagando. A população de Gramado não está satisfeita com os rumos que a cidade está tomando", declarou, enfatizando a importância para que o caso da obra na Borges de Medeiros seja investigada profundamente, com as devidas responsabilizações.
A responsável pela Secretaria do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, elucidou a legislação vigente acerca do tema e tirou dúvidas dos presentes. "Gramado se destaca por ter uma legislação e procedimentos. Achamos legítimas todas as manifestações, mas elas se tornam ainda mais legítimas quando ela conhece o procedimento técnico", disse a secretária ao introduzir a apresentação do biólogo da Secretaria, Bruno Aranda, que explicou as regras no município.
O servidor da Prefeitura explicou quando ocorrem as autorizações, falou sobre as regras na zona urbana e rural, abordou a legislação para reposição florestal e compensações exigidas, entre outras temáticas técnicas. O promotor de Justiça, Max Guazzelli, também participou do encontro, trouxe contribuições e compôs a Mesa.

Acesse a transmissão na íntegra neste link.
]]>
Servidores e vereadores participam de curso sobre vedações eleitorais Thu, 18 Apr 2024 14:22:44 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10456/?servidores-e-vereadores-participam-de-curso-sobre-vedacoes-eleitorais.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10456/?servidores-e-vereadores-participam-de-curso-sobre-vedacoes-eleitorais.html Nesta terça-feira, dia 16, vereadores e servidores da Câmara de Gramado participaram de um curso sobre vedações eleitorais. O encontro aconteceu na sede do Legislativo e visou orientar os agentes públicos sobre condutas éticas no ano eleitoral. Com o pleito de 2024 se aproximando, foram discutidos pontos importantes para garantir transparência e atendimento à legislação eleitoral.
"A realização do curso é essencial para a Casa, uma vez que favorece o cumprimento regular da legislação eleitoral, bem como traz segurança aos servidores para a realização de suas atividades", avalia Felipe Catani, procurador-geral da Câmara de Vereadores de Gramado.
O curso foi ministrado pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), com explicações do assessor jurídico Robinson  Fabiano da Silva Zahn e do consultor técnico Edison Mello.
]]>
Projeto Vereador Jovem tem 76 candidatos ao Parlamento Mirim de Gramado Thu, 18 Apr 2024 13:52:12 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10455/?projeto-vereador-jovem-tem-76-candidatos-ao-parlamento-mirim-de-gramado.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10455/?projeto-vereador-jovem-tem-76-candidatos-ao-parlamento-mirim-de-gramado.html Estudantes de 15 escolas realizaram suas inscrições para compor o Parlamento Jovem de Gramado. O cadastro foi feito de forma on-line, por meio de formulário digital, com um prazo de encerramento que foi prorrogado para a última terça-feira, dia 16. Ao todo, 76 alunos se inscreveram para concorrer ao posto de vereador jovem na Escola do Legislativo Ivo Bezzi, da Câmara de Vereadores de Gramado.
As escolas que mais tiveram candidatos inscritos foram a EMEF Pedro Zucolotto, com 15 candidatos, a EMEF Mosés Bezzi, com 13 inscritos, e a EMEF Presidente Vargas com 9. A diretora da Escola do Legislativo, Elisandra Chaves, destaca também que 40% dos inscritos são do 6º ano, tendo em vista que o programa atinge alunos até o 9º ano.
"Isso nos deixa muito felizes, porque no primeiro contato deles com o projeto já se demonstram engajados e com vontade de participar das atividades políticas e cidadãs da cidade. Nas visitas nas escolas pude perceber os alunos muito empolgados, tirando dúvidas e animados com o pleito", avalia Elis.

RESULTADO AO VIVO
Agora, os estudantes e as equipes escolares estão focados na campanha eleitoral, que vai até o dia 29 de abril. As eleições estão marcadas para o dia 30 de abril e o anúncio dos 18 eleitos acontecerá ao vivo na TV Câmara do dia 2 de maio, a partir das 17 horas.
Dúvidas e orientações podem ser solicitadas diretamente para a diretora da Escola do Legislativo pelo telefone da Casa (54) 3295-7000 ou no e-mail escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS E CANDIDATAS:

EEEF NOSSA SENHORA DA POMPÉIA
Manuela Fattori Sthal
Talisson Rodrigues dos Santos
Victória Bahia Heleodoro

EEEM BOAVENTURA RAMOS PACHECO
Rafaela Reis Negri
Sophia Emanuelly de Oliveira Weber

EEEM SANTOS DUMONT
Henrique O. Vieira
Rodrigo de Medeiros Darde

EMEF DR. CARLOS NELZ
Bernardo Arend Elias
Julia V. S. Caetano
Jullia de Almeida Souza
Sofia Jung Schmitt

EMEF GENTIL BONATO
Maria Eduarda Dias Grings
Mirella Roveda da Silva
Victor Teixeira

EMEF HENRIQUE BERTOLUCI SOBRINHO
Laura Santos Cassolli
Mariana Marini Ramos
Murilo da Silva Rosa
Thales Strey Peters
Vicente Cleo Pinheiro de Oliveira

EMEF MOSÉS BEZZI
Alexia Ferreira
Amanda Pilar dos Santos
Ana Caroline Schiling Carasai
Anderson da Silva Martins
André Natã Moura Alves
Anthony Lacerda Zucolotto
Bethina Gonçalves Conte
Dyllan Balem Utzig
Nycolli Bitencourt
Samuel Alves Moschen
Sara Amaral Golgelmin
Vitória Jung
Yasmim Godoy do Amaral

EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Ademar Comiotto Neto
Gustavo de Cezaro Silva
José Consul Correa
Julio Cesar de Brito Neto
Kimberlly Caroline Souza Marques
Víctor Casanova

EMEF PEDRO ZUCOLOTTO
Ana Carolina Olegário Klein
Gabriel Scariot Vargas da Silva
Ingrid Emanuely Rodrigues de Oliveira
Isabeli Lahnel de Abreu
Isadora Thomas Zocolotto
Julia Ribeiro Loesch
Kalleby dos Santos Simon
Ketlin de Almeida da Silva
Laura Montagner Cruz
Lauren Dorneles Rodrigues
Maria Clara da Silva Aguiar
Matheus de Oliveira Dreyer
Pedro Henrique Carvalho Machado
Thayla Mariane da Silva DUtra
Vinícius Gomes da Silva

EMEF PRESIDENTE VARGAS
Arthur Villaba Bazzan
Catarina Grundemann de Medeiros
Henrique Pereira da Rocha
Héros Hermann Herold
Lays Coimbra dos Santos
Lohan Foss Veecke
Lorenzo Pistorello Haubert
Lucas Pinheiro Vargas
Vitor Hugo Gatelli

EMEF SENADOR SALGADO FILHO
Cauê Antônio Moraes David
Emanuele Batisti
Lucas Gabriel Backaus
Valentina Venzo Souza

EMEF VICENTE CASAGRANDE
Ana Júlia Braga de Souza
Eduardo da Silva Moura
Mateus Cleber dos Santos Souza
Willian de Cezaro Polga

ESCOLA CNEC
Valentina Bordin

ESCOLA NINHO
Gabriela Fiuza Vilela
Ingrid Bohling
Letícia dos Santos Riboldi
Victor Foss Ramm

EMEF MAXIMILIANO HAHN
Emilly kilpp
]]>
Alunos da EMEF Pedro Zucolotto visitam a Câmara de Vereadores de Gramado Thu, 18 Apr 2024 09:45:23 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10454/?alunos-da-emef-pedro-zucolotto-visitam-a-camara-de-vereadores-de-gramado.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10454/?alunos-da-emef-pedro-zucolotto-visitam-a-camara-de-vereadores-de-gramado.html Durante a visita, os alunos foram conduzidos por uma jornada de aprendizado sobre os três poderes, por meio de uma palestra ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Elisandra Chaves. Além disso, puderam explorar o funcionamento da Casa Legislativa e percorrer o Caminho da Cidadania.
"O projeto é muito importante, porque os alunos vêm conhecer a Câmara de Vereadores, eles têm o contato com as pessoas que trabalham aqui, têm a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho dos vereadores e o que eles fazem e a importância do trabalho deles, e isso se torna mais interessante para depois trabalhar este assunto em sala de aula, porque uma coisa é conversar com eles no ambiente da escola, outra coisa é eles estarem presentes no local onde está a Câmara de Vereadores, onde o vereador está trabalhando e ter conhecimento da importância do trabalho que o vereador tem junto à comunidade", destaca a professora Giovana Rissi Musiris.

PARA PARTICIPAR
O projeto “Plantando um Futuro” abrange todas as escolas do município e estará em prática durante o ano todo, quando os alunos estudam em sua grade curricular o município de Gramado e os três poderes. As escolas podem participar encaminhando um e-mail para a Escola do Legislativo agendando pelo endereço: escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.]]>
Acompanhe os pedidos de informação, providência e indicação lidos na 9ª sessão ordinária de 2024 Wed, 17 Apr 2024 16:55:52 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10453/?acompanhe-os-pedidos-de-informacao-providencia-e-indicacao-lidos-na-9a-sessao-ordinaria-de-2024.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10453/?acompanhe-os-pedidos-de-informacao-providencia-e-indicacao-lidos-na-9a-sessao-ordinaria-de-2024.html Rodrigo Paim (MDB)
Pedido de informação: o vereador solicita através do pedido de INF n.º 016/2024, informações, ao Poder Executivo, referente a instalação de poços artesianos no interior. No pedido o vereador solicita:
1- O investimento dos últimos três (3) anos em poços artesianos?
2 - Solicito a relação com localização e valor investido em cada poço?
Saiba mais: https://l1nq.com/k2zBY

Pedido de informação: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, pelo pedido de INF n.º 017/2024, o orçamento detalhado da obra de construção da EMEI na Vila do Sol. Segundo o vereador o pedido é para trazer mais transparência para a comunidade.
Leia na íntegra: https://encr.pw/4k2yl

Pedido de providências: Paim solicitou ao Poder Executivo, pelo PRO n.º 043/2024, a pintura das vias Públicas no Interior. Segundo o vereador o pedido sugere a realização de pintura das linhas de limites e reforçar as linhas de divisão das vias asfaltadas do interior, e a viabilidade de implantação de sinalização com tachão refletivo “olho de gato”, para segurança das pessoas que por ali transitam.
Saiba mais sobre o pedido: https://encr.pw/JGcHG


Rosi Ecker Schmitt (Progressitas)
Indicação: a vereadora solicitou através da IND n.º 029/2024, a instalação de placas sinalizando os Fornos Coloniais da Várzea Grande. Segundo Rosi, como se trata de um local novo, muitos turistas que estão chegando a Cidade pelo Pórtico da Várzea Grande ainda não conhecem e não sabem da localização. Com a instalação de placas terá uma maior visibilidade, atraindo mais turistas para conhecer e consumir os produtos oferecidos.
Leia na íntegra: https://l1nq.com/U7M4c

]]>
Evento Líderes Sustentáveis é tema da Tribuna do Povo Wed, 17 Apr 2024 12:08:36 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10452/?evento-lideres-sustentaveis-e-tema-da-tribuna-do-povo.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10452/?evento-lideres-sustentaveis-e-tema-da-tribuna-do-povo.html Na 9ª sessão da Câmara de Vereadores de Gramado, realizada na segunda-feira, dia 15, Ana Cláudia Piassa, ocupou a Tribuna do Povo para divulgar o evento Líderes Sustentáveis. Este evento, agendado para ocorrer em setembro deste ano, visa reunir líderes de diversos setores com o intuito de informar, conectar e promover a conscientização sobre práticas sustentáveis e o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança).
A sustentabilidade, como enfatizado por Ana Cláudia, é fundamental para garantir que as necessidades presentes sejam supridas sem comprometer as gerações futuras. A segunda edição do evento expande sua abordagem para incluir temas complementares, como Regeneração, Negócios e Inovação, reconhecendo sua interconexão direta.
“A inovação desempenha um papel crucial na eficiência na criação de soluções de impacto socioambientais, enquanto a sustentabilidade garante a gestão responsável dos recursos. Além disso, a regeneração busca restaurar os impactos negativos, criando um ciclo virtuoso que contribui para o desenvolvimento holístico e positivo de negócios e comunidades” declarou.
Em 2024, o evento Líderes Sustentáveis será realizado em um novo formato, com dois palcos simultâneos, oferecendo palestras, painéis, apresentação de casos, atividades culturais e uma feira de negócios com participação de startups de impacto. Haverá também um workshop voltado para a formação de jovens líderes, visando capacitar a próxima geração de agentes de mudança.
“Convidamos vocês para ser um agente de transformação e fazer a diferença nos ambientes onde vivemos e convivemos e desejamos que outras gerações também desfrutem das maravilhas deste ecossistema. Vamos juntos construir um mundo mais sustentável” finalizou Ana.
]]>
Aprovado projeto que altera e revoga dispositivos da lei de criação da Gramadotur Tue, 16 Apr 2024 09:02:46 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10451/?aprovado-projeto-que-altera-e-revoga-dispositivos-da-lei-de-criacao-da-gramadotur.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10451/?aprovado-projeto-que-altera-e-revoga-dispositivos-da-lei-de-criacao-da-gramadotur.html A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou por sete votos o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 23/2024, que altera e revoga dispositivos do art. 7º da Lei nº 3.066, de 18 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a criação da Autarquia Municipal de Turismo de Gramado – Gramadotur, na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15.
Assim, o mandato dos integrantes do Conselho de Administração, de três anos, a contar da posse do conselheiros, poderá ser prorrogado por igual período, a critério de quem lhe indicou. A proposição foi aprovada pelos vereadores Professor Daniel e Celso Fioreze, do PSDB, Renan Sartori e Rodrigo Paim, do MDB e Rosi Ecker Schmitt, Neri da Farmácia, e Ike Koetz, do Progressistas. O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) não esteve presente na sessão desta segunda em virtude de sua internação e o presidente Cícero Altreiter (MDB) vota somente em caso de empate.
]]>
Aprovado PLC que ajusta regime jurídico único dos servidores Tue, 16 Apr 2024 08:40:27 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10450/?aprovado-plc-que-ajusta-regime-juridico-unico-dos-servidores.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10450/?aprovado-plc-que-ajusta-regime-juridico-unico-dos-servidores.html O Projeto de Lei Complementar (PLC) 1/2024, que altera o caput do artigo 109, da Lei que institui o regime jurídico único dos servidores públicos de Gramado, foi aprovado na Câmara de Vereadores por sete votos. A alteração visa atender o disposto no art. 27, II da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, que assegura ao servidor o desempenho, com dispensa das atividades funcionais, com mandato em confederação, federação, sindicato e associação de servidores públicos, sem qualquer prejuízo para sua situação funcional ou remuneratória - exceto promoção por merecimento.
Logo, se faz necessário incluir a expressão "associação de servidores públicos", ao caput do art. 109 da Lei nº 2.912/2011, a fim de equiparar sua redação ao texto constitucional. A proposição foi aprovada pelos vereadores Professor Daniel e Celso Fioreze, do PSDB, Renan Sartori e Rodrigo Paim, do MDB e Rosi Ecker Schmitt, Neri da Farmácia, e Ike Koetz, do Progressistas. O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) não esteve presente na sessão desta segunda em virtude de sua internação hospitalar. O presidente Cícero Altreiter (MDB) vota somente em caso de empate.
]]>
Ações da Escola do Legislativo são apresentadas em evento da Região Sul em São Leopoldo Mon, 15 Apr 2024 12:14:38 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10449/?acoes-da-escola-do-legislativo-sao-apresentadas-em-evento-da-regiao-sul-em-sao-leopoldo.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10449/?acoes-da-escola-do-legislativo-sao-apresentadas-em-evento-da-regiao-sul-em-sao-leopoldo.html Na sexta-feira, dia 12, a diretora da Escola do Legislativo Ivo Bezzi da Câmara de Vereadores de Gramado, Elisandra Chaves, participou do 3° Congresso de Escolas de Gestão do RS e o 1° Encontro de Escolas de Gestão da Região Sul do Brasil (PR, SC e RS), em São Leopoldo. O evento teve como tema principal as "Cidades sustentáveis e Agenda 2030 da ONU: A cidade que queremos". Na oportunidade, Elis esteve acompanhada da ex-diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, que contribuiu para a apresentação das ações desenvolvidas na Escola, muitas delas iniciadas durante sua gestão.
A apresentação abordou a conexão existente das ações realizadas no contexto escolar com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e pontuou outras iniciativas de práticas sustentáveis que acontecerão este ano dentro de cada projeto ou evento que a Escola do Legislativo irá realizar. "Tudo isso para fortalecer entre as crianças e jovens o sentimento de que eles também são os protagonistas das mudanças necessárias para garantir a eles e outras gerações futuras um mundo melhor", destaca Elis.
O evento aconteceu na Escola de Gestão da Prefeitura de São Leopoldo. "O encontro foi muito rico em trocas, pois além da apresentação do case da Escola do Legislativo de Gramado, outras sete escolas também participaram falando das suas principais ações. Tenho certeza que nossa apresentação inspirou muitas das pessoas presentes no evento", conclui Elisandra.
]]>
Áreas de risco ainda são a grande preocupação dos moradores do bairro Três Pinheiros Mon, 15 Apr 2024 11:29:54 -0300 https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10448/?areas-de-risco-ainda-sao-a-grande-preocupacao-dos-moradores-do-bairro-tres-pinheiros.html https://www.camaragramado.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/10448/?areas-de-risco-ainda-sao-a-grande-preocupacao-dos-moradores-do-bairro-tres-pinheiros.html A Câmara de Vereadores de Gramado realizou no último sábado, dia 13, um Gabinete Móvel no bairro Três Pinheiros para ouvir as sugestões e demandas da comunidade. O encontro aconteceu das 10 horas ao meio-dia na EMEF Pedro Zucolotto e contou com a participação dos vereadores Cícero Altreiter, Rodrigo Paim e Renan Sartori, do MDB, Celso Fioreze e Professor Daniel, do PSDB, e Rosi Ecker Schmitt, Neri da Farmácia e Ike Koetz, do Progressistas.
Entre as principais preocupações dos moradores, ainda está a situação de áreas de risco de deslizamentos de terras, após a interdição da localidade em novembro de 2023 em decorrência das chuvas e desabamento de um prédio. Existe uma grande inquietação dos moradores em relação ao episódio, onde muitos tiveram que deixar as suas casas por prevenção. Ainda há dúvidas sobre os estudos técnicos, sobre os riscos que possam estar expostos e as medidas de precaução para evitar situações como aquela. Pautas como drenagem do morro, auxílio-moradia e derrubada de eucaliptos foram levantadas pela comunidade que acompanhou o Gabinete Móvel e disse se sentir esquecida pelo poder público.
Também ocorreram solicitações de melhorias na escola Pedro Zucolotto e no trânsito do bairro - especialmente na RS-115 e Perimetral. "A Câmara de Vereadores está comprometida a escutar a todos, cobrar e auxiliar os órgãos competentes na busca por soluções. Todos os questionamentos dos moradores serão levados ao Executivo Municipal e à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)", explica o presidente Cícero Altreiter (MDB).
Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado
]]>