Maria Helena Accorsi Willrich, membro do Conselho Municipal de Cultura, ocupou a Tribuna do Povo na sessão ordinária desta segunda, dia 17, para convidar a comunidade a participar da 8ª Conferência Municipal de Cultura. O evento acontecerá no salão de eventos do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen no dia 26 de julho, das 15h às 21 horas, e terá como tema principal a “Diversidade Cultural”.
A conferência visa abranger as diferentes etnias que compõem a cidade, tanto aquelas que têm uma história mais antiga em Gramado, como as que estão chegando atualmente.
“É importante refletir sobre como lidar com esse universo multicultural e como integrá-lo à cultura local e às vivências já existentes", diz Maria.
O objetivo, segundo Maria Helena, é compreender o fazer artístico e cultural e como isso influência a cultura local. É necessário repensar e reavaliar o trabalho dos gestores culturais, que terão a responsabilidade de monitorar e avaliar esse novo panorama cultural que está se estabelecendo na cidade.
A conferência também abordará a conexão entre cultura e meio ambiente, destacando como esse novo fazer cultural pode contribuir para o crescimento artístico-cultural de Gramado. Além disso, durante o evento, será escolhido o novo Conselho de Políticas Culturais, que desempenha um papel importante na fiscalização, votação e avaliação de projetos e recursos destinados à cultura, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal.
Candidatos a representantes do conselho podem ser inscritos até dia 25 de setembro. Esses representantes terão um mandato de dois anos.
A conferência proporcionará também um espaço para refletir sobre a cultura indígena e a comunidade negra, reconhecendo a importância desses grupos na diversidade cultural de Gramado.

Data de publicação: 18/07/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado