Com o plenário cheio, a Câmara de Vereadores de Gramado entregou na noite desta quarta-feira, dia 16, quatro moções e o troféu Elisabeth Rosenfeld

Com o plenário cheio, a Câmara de Vereadores de Gramado entregou na noite desta quarta-feira, dia 16, quatro moções e o troféu Elisabeth Rosenfeld. A Moção de Reconhecimento foi destinada a Onorino Marcadenti, pelos seus 65 anos de serviços prestados como caminhoneiro. O autor da homenagem foi o vereador Celso Fioreze (PSDB).
Já as Moções de Aplausos foram entregues a Luia Barbacovi, pelos seus 50 anos dedicados à vida pública, numa proposição da bancada Progressista, à Associação de Jiu-Jitsu pela passagem dos seus 10 anos de atividades, homenagem com autoria do vereador Neri da Farmácia (Progressistas) e à Escola Desportista Guerreiro Sports pelos seus 40 anos de fundação, tendo o vereador Professor Daniel como proponente.

Confira os históricos de cada homenageado:

ONORINO MARCADENTI
Em 1959, Onorino Marcadenti, também conhecido como Luca, começou no quartel, onde tirou a carteira de motorista para caminhão. Nesse ano fazia a "praça" com seu Claudino Argenta. Em 1960, fazia a "praça" com o Moschen e Roldo pelo período de três anos, e de 1963 até 1967, puxava madeira com o caminhão pela Marcenaria Gramadense, até que de 1967 até 1969 trabalhou autônomo puxando leite. Nessa época trabalhou para o Alivir Tomazi, caminhoneiro que ia para SP levar óleo de soja (óleo bruto), e na volta já trazia açúcar ou suco para região. Dirigiu também outro caminhão para puxar gasolina da Petrobras para o interior do Rio Grande do Sul.
De 1969 até 1972, trabalhando com Ermindo Moschen, puxava gasolina e também foi um dos caminhoneiros que levou muito material para a freeway de Porto Alegre à Gravataí. Após esse período começou a trabalhar com Henrique Tomazelli, puxando pedras e lajes. Já com a empresa Floresta tinha caminhão que ele buscava leite no campo, e as vezes madeira. Em 1973 até 1976, trabalhou com Ilso Tomazeli, onde buscava pedra em Veranópolis, e de Gramado levava paralelepípedo para Canoas.
E em 1980, voltou a trabalhar com Henrique Tomazelli. Nessa época se tornou sócio da pedreira com Erineu Ecker e do caminhão da pedreira. Separaram a sociedade em 1984, onde trabalhou por conta com o seu caminhão, e após com Jones Bordin puxava aterro, e foi para a Empresa Thili Thili onde ficou empregado puxando aterro até 2002. Em 2002, retornou com Henrique Tomazeli, e continua lá desde esse ano até os dias de hoje.
Onorino Marcadenti, de 84 anos, é casado com Elia Marcadenti, e tem dois filhos, Denise Marcadenti Vogel (in memoriam) e Mateus Marcadenti.
______________________________________________________________________

GUERREIRO SPORTS
Criada em 13 de agosto de 1983 por Sérgio Lauri dos Santos Andrade, a Guerreiro Sports, iniciou suas atividades em março de 1984, prestando serviços assistenciais e educacionais na modalidade de futsal, antigamente denominado como futebol de salão.
Os primeiros ensinamentos tiveram como palco a quadra poliesportiva do então centro de lazer do Sesi em Canela. O princípio de tudo parecia despretensioso, mas com o amor incondicional pelo esporte, o professor Sérgio, incorporou a prática esportiva como uma filosofia de vida. Foi aprendiz, aluno, atleta, professor e técnico, vivência que despertaria o sonho que acabaria por torná-lo diretor da Guerreiro Sports – Escola Desportiva.
As aulas iniciais foram ministradas voluntariamente, com a convicção e firme propósito de oportunizar aos jovens algo inovador, tendo no esporte o elemento catalizador e mecanismo de inclusão social, educação e promoção da cidadania. Na Guerreiro, o jovem aprende a importância de colocar uma medalha no peito e, principalmente, fundamentos de uma educação de qualidade.
_______________________________________________________________________

ASSOCIAÇÃO JIU-JITSU DE GRAMADO  (AJJG)
O projeto nasceu da ideia de fazer com que crianças que não tivessem condições financeiras, pudessem ter acesso a aulas de arte marcial gratuitas. A sede da AJJG começou no Centro Municipal de Esporte José Francisco Perini, já contando com o apoio e colaboração da Prefeitura.
Após este período de implantação do projeto, as aulas de Jiu-Jitsu começam a ser realizadas, inclusive aulas para os alunos adultos, os quais foram graduando e puderam participar como instrutores das crianças do projeto, formando uma comunidade entorno do esporte.
A academia e a Associação só foram possíveis e aconteceram porque estavam localizados dentro de um espaço cedido pela Prefeitura. Como forma de retorno e de contrapartida, a entidade ministrou aulas gratuitas para a comunidade, mais direcionadas às crianças. A fundação da AJJG tem sua data em 2012 mas formalização da associação foi em março de 2013.
Uniram-se à entidade, projetos assistenciais coordenados pela Prefeitura de Gramado, projeto Sapeca e Pró-Jovem, ministrando aulas de Jiu-Jitsu com o intuito de estimular nas crianças o conceito sobre disciplina, respeito, colaboração e, acima de tudo, elevar a autoestima dos alunos.
No projeto Sapeca e Pró-Jovem , através de um projeto piloto em 2012, foram realizados quatro meses de aulas com as crianças, este foi muito bem aceito pela Prefeitura, fixando um contrato com associação em março de 2013.
As crianças do projeto AJJG KIDS, projeto Sapeca e Pró-Jovem somavam, em torno de 150 alunos, onde alguns destes tiveram oportunidade de participar de vários campeonatos com resultados muito positivos.
De 2012 a 2022, a Associação oportunizou aos participantes do projeto a participação em vários campeonatos, em nível municipal estadual e brasileiro, somando centenas de medalhas já conquistados e dois títulos de campeões estaduais. Hoje, a academia é registrada no maior órgão regulador do País na modalidade do Jiu-Jitsu, CBJJ (Conferederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu).
_____________________________________________________________________

LUIA BARBACOVI
Aos nove anos, o jovem Luia iniciou sua jornada trabalhando como vendedor de picolés, percorrendo os bairros enquanto seus amigos permaneciam no Centro da cidade. Aos 11 anos, Luia foi levado por seu Hugo Daros para trabalhar no Cartório, onde foi praticamente adotado. Foi nesse momento que ele começou a ser reconhecido pela comunidade local. Mais tarde, seu José Francisco Perini levou Luia para ser chefe da recepção no Hotel Serra Azul.
Durante seus anos escolares, Luia venceu um concurso de melhor frase para o pórtico de Gramado, com a célebre frase "Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado", que permanece até os dias de hoje.
Sua carreira política começou a se desenvolver quando seu Waldemar Frederico Webber foi eleito prefeito de Gramado, e Luia passou a trabalhar com ele em várias funções no Executivo Municipal.
Posteriormente, seu Horst Volk o levou para trabalhar na empresa Calçados Ortopé, onde ele se tornou seu braço direito ao longo do tempo.
Durante esse período, Luia também se envolveu no futebol local, o que o aproximou ainda mais da comunidade gramadense. Ele contribuiu para a criação de associações e clubes esportivos.
Quando seu Horst Volk se candidatou a deputado estadual, Luia assumiu o comando de sua campanha, que culminou em uma grande vitória. Em seguida, ele se tornou chefe de Gabinete do deputado eleito na Secretaria Estadual de Turismo.
Após o término desse mandato, Luia retornou à Calçados Ortopé como representante comercial para as principais lojas do Brasil e do exterior, saindo quando a empresa encerrou suas atividades. No início do governo de Pedro Bertolucci, Luia desempenhou várias funções, incluindo três mandatos como vice-prefeito. Desde então, nunca mais parou. Entre suas atividades, Luia foi o responsável pela criação da Secretaria Municipal de Turismo ou Meio Ambiente.
Após uma longa trajetória política no Executivo, durante os governos Fedoca e Evandro de 2017 a 2020, Luia trouxe sua contribuição para o Legislativo, iniciando como presidente da Casa e permanecendo como vereador por mais três anos.
Além de ser graduado em Jornalismo, ao longo de sua carreira política, Luia também cursou Gestão Pública. Teve participação por muitos anos na diretoria do Centro Esportivo Gramadense, onde criou a Escolinha de Futebol do Gramadense. Também foi idealizador de inúmeras associações e clubes, além de ter presidido a CICSAT, a CIC Região das Hortênsias e o Conselho Deliberativo da Sociedade Recreio Gramadense por 14 anos. Luia também esteve envolvido nas comissões organizadoras da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema, do Natal Luz e da Festa da Colônia.
Foi o criador do 1º Festival de Música de Gramado, da Feira Feito em Gramado e do Festival de Outono, sendo este último um evento de sua própria idealização. Luia é casado com Ângela Moares e tem uma filha, Camila.
_____________________________________________________________________

XIXO
Orival da Silva Marques, nasceu em Taquari no dia 30 de julho de 1951. Transferiu-se para Bom Retiro do Sul, onde começou seus estudos em uma das escolas da localidade. Aos sete anos começou a descobrir seu talento em pedra "GRESA" com pedaço de pedra arenosa atritando uma contra a outra até conseguir figuras em forma de animais. Com o incentivo dos pais e professores começou a esculpir em madeira, utilizando como ferramentas facas e canivetes. Suas obras de arte estavam sendo conhecidas entre vizinhos e amigos, completou 14 anos, foi convidado para expor seus trabalhos em uma exposição individual que alcançou grande êxito em sua cidade natal.
Cinco anos depois, realizando seu sonho de morar em Gramado, conheceu Elizabeth Rosenfeld e começou a trabalhar no Artesanato Gramadense onde aprendeu a usar formões com perfeição. Com o passar dos anos, devido a sua dedicação no seu trabalho, iniciou a esculpir o Kikito que ficou sob sua responsabilidade por 16 anos. Além do Kikito, segue algumas de suas obras em Gramado: – decorou o interior do Hotel Laghetto, o brasão da Prefeitura de Gramado, as entradas dos pórticos de Gramado e o brasão da família Volk. Esculpiu a parte superior do cinema de Gramado. Ademais, algumas de suas obras e troféus estão expostos no Museu do Centro de Cultura de Gramado. 

Data de publicação: 17/08/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado

Compartilhe!