Uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Gramado e a Secretaria da Cultura apresentou nesta quinta-feira, 17, a exposição "Sobreviventes do Pampa", no Caminho da Cidadania, ao lado da sede do Legislativo gramadense. A ação mostrou a importância dos povos e comunidades tradicionais que habitam o bioma Pampa e que desempenham um importante papel na preservação destes usos e costumes.
Os Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa estão apresentando o documentário intitulado "Sobreviventes do Pampa", que explora a relação desses povos com o bioma, expressando seus usos, costumes e cuidados, que será exibido no Festival de Cinema de Gramado.
O Bioma Pampa é a morada de oito grupos distintos: indígenas, quilombolas, familiares pecuaristas, ciganos, pomeranos, povo de terreiro, pescadores e pescadoras, benzedeiras e benzedores. Esses povos não apenas vivem no Pampa, mas também se dedicam à sua proteção e sustentabilidade, permanecem como guardiões do ecossistema.
A exposição destaca um rico conjunto de culturas por meio de arte e artesanato. Mulheres artesãs da pecuária familiar demonstram suas habilidades com a lã, o artesanato indígena, artesanato quilombola representando a diversidade e a riqueza cultural desses grupos.
Fernando Aristimunho, coordenador do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, ressalta a representação da mostra. “O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, é uma manifestação política organizada, que busca a visibilidade do bioma, a defesa de seus direitos e a promoção da conscientização sobre sua importância” destaca.

Data de publicação: 17/08/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas