Na Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 21, Jairo Conceição, membro do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência (PcD), abordou temas relacionados aos direitos e à empregabilidade de PcDs.
Jairo contou o começo de sua jornada, quando ele conheceu a arquiteta Bertha Zanatta, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, após dar uma entrevista em uma rádio local. Esse encontro proporcionou conversas sobre direitos das PcDs e a necessidade de aumentar as oportunidades de emprego para esse grupo.
Uma Comissão Especial das Pessoas com Deficiência foi estabelecida na Câmara de Vereadores de Gramado que trata de diversas demandas desta população. Jairo, que atualmente está empregado, é um exemplo de experiência e persistência. Ele participou do projeto "Acender Talentos", promovido pela Sicredi Pioneira.
“Eu, atualmente, estou empregado, não desisti, até conseguir. Estou fazendo parte do projeto Acender Talentos, da Sicredi de Nova Petrópolis, a qual participei do processo seletivo e, além de mim, na minha turma, são nove PcDs de diferentes cidades e estamos fazendo trabalho home office”, conta Jairo.
Na Tribuna, Jairo destacou sua experiência no projeto, falando sobre aprendizados, realizações pessoais e uma sensação de vitória. Além disso, ele falou sobre sua participação no evento Gramado Summit, acompanhado por Bertha, o vereador Neri da Farmácia (Progressistas) e o secretário de Inovação, Ike Koetz. Nesse evento, Jairo conheceu a equipe da Trinca, uma empresa da área de tecnologia, onde fez apresentação de como uma pessoa com deficiência visual programava e recebeu o convite para uma apresentação na empresa localizada em Porto Alegre, onde Jairo atualmente presta algumas assessorias sobre acessibilidade no desenvolvimento de sites, devido a algumas dificuldades com leitores de tela e outros softwares que fazem o reconhecimento para se tornarem cada vez mais acessíveis. Com isso, o jovem pretende criar mais oportunidades no mercado de trabalho para PcDs, promovendo autonomia e independência para esse grupo.
Jairo finalizou sua fala reforçando a ideia de que as restrições são apenas barreiras a serem superadas. Sua mensagem é de encorajamento para todas as pessoas com deficiência para buscarem seus objetivos, enfrentar desafios e não desistir.

Data de publicação: 22/08/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado