A segunda sessão ordinária do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Gramado ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 23, e contou com a apresentação de 28 proposições dos vereadores mirins. Os pedidos se referem, especialmente, a melhorias nas escolas que os alunos representam, tais como: substituição de classes, cadeiras, aparelhos de vídeo e projetores, melhoria na drenagem do pátio do colégio, revisão nos horários escolares, entre outros.
Pedidos de melhorias na iluminação pública nos bairros e no trânsito no entorno dos educandários também foram solicitados pelos jovens. A sessão foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora, Matheus Boff, e foi acompanhada pelas famílias dos estudantes e comunidade escolar. Os vereadores titulares também prestigiaram o evento. A próxima sessão ordinária do Parlamento Jovem está marcada para o dia 27 de setembro.

Tribuna do Povo
A aluna Júlia Wolker, que foi vereadora jovem em 2022 e presidiu a Mesa Diretora do Parlamento Mirim no ano passado, compartilhou a experiência do seu mandato na Tribuna do Povo de ontem. Júlia destacou a importância do projeto que transforma adolescentes em cidadãos mais conscientes e ativos politicamente, incentivando-os a lutar por seus ideais. Ela também ressaltou o papel importante da juventude na política atual e encorajou a participação dos jovens nesse processo.
Reconhecendo a complexidade da função, enfatizou para os colegas que ocupar uma cadeira no plenário como vereadora jovem envolve uma grande responsabilidade.
Em seu discurso, incentivou os jovens a acreditarem em si mesmos e a defenderem suas opiniões e ideais e também cobrou o Executivo Municipal em relação aos pedidos ainda não atendidos do ano passado. "É importante transformar ideias em ações concretas", declarou.
Seu discurso foi finalizado com uma frase de Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", finalizou.

Data de publicação: 24/08/2023

Créditos das Fotos: Letícia Lima