Uma noite inspiradora, emocionante e de trocas de experiências. Assim foi o Fórum Inclusão no Trabalho – Acessibilidade e Oportunidades, organizado pela Comissão das Pessoas com Deficiência (PCD) da Câmara de Vereadores de Gramado na noite desta quinta-feira, 24. O evento contou com a condução do mediador Clairton Pivotto, chefe de Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS.
O primeiro painel da noite contou com a participação da líder do projeto de Diversidade e Inclusão da Sicredi Pioneira, Vanessa Horbach, e do assistente de Gestão da cooperativa, André Werkhausen, que é cego e compartilhou com o público sua experiência profissional e os avanços que vem conquistando em relação à inclusão dentro da empresa.
Na sequência, ocorreu a fala do acadêmico de Jornalismo, Francisco Mahyub, que é autista, diagnosticado com a antiga Síndrome de Asperger. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos autistas na sociedade, especialmente na escola e no mercado de trabalho, devido às interações sociais.
No segundo momento quem compôs a mesa de debates foi Elize Souto, coordenadora da Educação Especial na Secretária Municipal da Educação em Gramado, junto com os membros da Comissão das PcDs da Câmara, Neri da Farmácia (Progressista - presidente), Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores - vice-presidente) e Rodrigo Paim (MDB – membro), que falaram sobre as políticas públicas de acessibilidade já estabelecidas. Os vereadores, juntamente com o público presente, composto em sua maioria por PcDs e familiares, também sinalizaram as principais carências da cidade na área da inclusão.
“Embora possamos estar avançando a passos lentos, é inegável que nossa dedicação e esforços coletivos nos impulsionarão na direção certa. A jornada rumo à inclusão total é desafiadora, porém, ao trabalharmos juntos, tenho plena confiança de que alcançaremos nosso objetivo de criar uma comunidade onde cada indivíduo tenha igualdade de oportunidades e acessibilidade”, avalia o vereador Neri, presidente da Comissão.
O fórum completo está disponível nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Gramado, pelo Facebook e canal do Youtube.

Data de publicação: 25/08/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas