Um momento de confraternização e de prestação de contas ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores de Gramado. Os parlamentares se reuniram com jornalistas, comunicadores e influenciadores da cidade e região para apresentar os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo no segundo semestre de 2023. O presidente da Casa, Celso Fioreze (PSDB), fez um resumo das atividades e agradeceu, em nome dos demais vereadores, a parceria dos profissionais de imprensa durante todo o ano.
"A Câmara está cumprindo um papel muito propositivo, protagonizando e estimulando os debates que permeiam nosso município e os interesses da comunidade. Mas nada disso seria tão eficaz sem a cobertura e o compartilhamento de informações da imprensa, por isso, queremos agradecer pela parceria e por serem a ponte de conexão entre Legislativo e população", declara Celso.
De julho a 12 de dezembro foram 54 Projetos de Lei Ordinária (PLO) e 27 Projetos de Lei do Legislativo (PLL) protocolados na Casa Legislativa, além de um Projeto de Lei Complementar (PLC). No mesmo período foram registrados 19 Pedidos de Informação, 85 Pedidos de Providência e 44 Indicações.
Todas as matérias que foram colocadas à votação foram amplamente discutidas nas três Comissões Permanentes e com a comunidade. Todas as proposições que foram para a decisão do plenário foram aprovadas. Além disso, foram concedidas 26 Moções no segundo semestre, entre Aplausos, Apoio, Reconhecimento e de Repúdio.
A Câmara encerrará o ano com um total de 40 sessões ordinárias, 15 extraordinárias (número que ainda pode aumentar), 20 sessões solenes, cinco sessões especiais, duas descentralizadas e 14 audiências públicas.
Eventos promovidos pela Casa também movimentaram os trabalhos do Legislativo como o fórum Inclusão no Trabalho – Acessibilidade e Oportunidades, o Ser Mulher é Ser Política e o Green Building. Todos com pautas relevantes para o desenvolvimento da cidade e plenário lotado.
A temática sustentável, inclusive, marcou o semestre com muitas ações voltadas ao meio ambiente. A Câmara lançou a campanha Hashtag Gramado de Ecobag, estimulando a conscientização sobre a redução do plástico, produziu a Cartilha da Sustentabilidade e chegou a uma marca de economia de mais de R$ 50 mil na conta de luz em um ano da instalação das placas fotovoltaicas que geram energia solar.

RECESSO DE FINAL DE ANO
Ainda haverá uma sessão ordinária no próximo dia 18 e o último dia de expediente da Câmara Municipal em 2023 será na próxima sexta-feira, dia 22. Depois, a Casa entra em recesso de final de ano, retornando às atividades normais em 2 de janeiro de 2024. As horas referentes a esse período foram compensadas pelos servidores no transcorrer deste ano, conforme escala organizada pela presidência da Casa. Este é o único período em que o Legislativo não tem atendimento.

Data de publicação: 13/12/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado