A Câmara de Vereadores de Gramado terá um espaço destinado a partir desta terça-feira, dia 30, para inscrições e orientações ao Encceja - Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A iniciativa é uma parceria entre a Escola do Legislativo Ivo Bezzi e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae) com o intuito de auxiliar a comunidade que busca concluir os ensinos fundamental e médio, usando para a certificação a prova do ENCCEJA.
Para fazer a inscrição é preciso ter em mãos CPF e RG e conta no portal GOV.BR. Quem deseja o auxílio, pode comparecer na sede do Legislativo, Rua São Pedro, 369, Centro de Gramado, e solicitar na recepção por Elisandra Chaves, diretora da Escola do Legislativo e fundadora da Amae Gramado.
O espaço e auxílio para as inscrições serãos disponibilizado nos dias 30 de abril, 2 e 3 de maio e do dia 6 a 9 de maio – das 14 às 17 horas. Segundo Elis, para fazer a prova do ensino fundamental é necessário ter 15 anos até o dia da prova (25/8) e para fazer a prova do ensino médio, é necessário ter 18 anos também até o dia da prova. Mais informações podem ser obtidas na Escola do Legislativo pelo telefone (54) 3295-7000 ou no e-mail escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

INSCRIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES:
30/4 - 14h às 17h
2/5 - 14h às 17h
3/5 - 14h às 17h
6/5 a 9/5 - das 14 às 17h
LOCAL: Sala da Escola do Legislativo (Rua São Pedro, 369, Centro)

Exame para Jovens e Adultos
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
É realizado pelo Governo Federal através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Amae pela Educação
A ação integra o Programa Amae pela Educação, que tem como objetivo democratizar o acesso à educação, auxiliando, a comunidade de Gramado e região a concluir o ensino fundamental e médio, usando para a certificação a prova do ENCCEJA. O projeto, que começou em 2017, já oportunizou quase mil pessoas a concluir seus estudos.
O projeto tem um ciclo de um ano e inicia quando o Governo Federal lança o edital com as datas e, na sequência, abre o período de inscrição. Após inscritos, os alunos são divididos em grupos no WhatsApp para receberem orientações e conteúdos para estudo. Ao final do programa, os aprovados recebem certificado em uma cerimônia de formatura. Todo o processo é gratuito.

Data de publicação: 29/04/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado