A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, formada pelos vereadores Birinha Moura (PP), Evandro Moschem (PMDB) e Manu Caliari (PRB) esteve reunida no final da tarde de ontem (29) com o capitão Maurício Ferro, do Corpo de Bombeiros, para falar sobre Defesa Civil e também sobre fiscalizações em locais públicos que recebem inúmeros visitantes.

Aproveitando o encontro também buscaram saber quais as principais necessidades da Corporação de Gramado, onde foram informados de que o Corpo de Bombeiros necessita de um caminhão novo, para tanto tem metade da verba, faltando o restante, e também que existe um projeto para ampliação do prédio, que está parado por falta de recursos.
Quanto à questão da Defesa Civil, observou-se que, Gramado não está com um trabalho efetivo nessa área, devido a isso restou confirmado que o Capitão Maurício fará contato com Taquara para que os vereadores, juntamente com o representante dos bombeiros possam conhecer as ações desenvolvidas lá e trazer exemplos que podem ser utilizados na cidade. Taquara é uma das cidades mais bem estruturadas na questão da Defesa Civil, em toda a região.
Sobre as fiscalizações o capitão disse que o trabalho é feito regularmente e que será mantido. Que alguns locais precisam fazer algumas adaptações, mas que a grande maioria está atendendo os dispostos na Lei Estadual que refere-se a questão de segurança. Nesse momento, aproveitando o ensejo, os vereadores questionaram quanto a Legislação Municipal, e o comandante deixou claro que o correto seria alteração da Estadual, e não criação de uma municipal.
Além disso, foram informados que existe uma regulamentação técnica, que desde janeiro, é obrigatório o treinamento de pessoas para casos como o de Santa Maria. Pessoas que atuam em locais que aglomeram um número significativo de pessoas precisam ser treinadas para casos de urgência.
Outra questão levantada foi a do repasse mensal aos membros da segurança pública de Gramado. Os vereadores comprometeram-se a observar e conversar com o Executivo para ver a possibilidade de aumento do valor.

Data de publicação: 01/02/2013