Os vereadores Evandro Moschem (PMDB) e Manu Caliari (PRB), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, estiveram reunidos no final da tarde do dia 26 de março com o delegado de Polícia de Gramado, Gustavo Barcelos, para falar sobre Defesa Civil e também para tratar de outros assuntos considerados importantes para a segurança pública.
O delegado iniciou a conversa falando sobre aporte de recursos, por parte do Executivo, junto a Delegacia, informando que recebe apoio, com a cedência de estagiários, mas que desde que houve problemas com o Consepro a situação está complicada. Barcelos ressaltou que a entidade teria necessidade, para investimentos em pequenas despesas, como toner, gasolina, entre outros, de um repasse mensal aproximado de R$ 1.200,00.
Gustavo enfatizou que o atual Conselho de Segurança não vem apoiando como acontecia com o Consepro e que isso tem causado perdas significativas. Ele ainda frisou que sabe que a segurança é um dever do estado, mas é responsabilidade de todos, incluindo nesse contexto o Município, empresários e também a comunidade.

“Esperamos que vocês membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos sejam realmente parceiros da segurança e nos ajudem a minimizar alguns problemas pontuais”, declarou Gustavo Barcelos.
Outro ponto levantado pelos vereadores foi o repasse aos servidores da Segurança. Foi informado que a Câmara aprovou na segunda-feira (25), o projeto de Lei que destina R$ 300 mil ano para os funcionários lotados na Delegacia de Polícia, na Delegacia Regional de Polícia, no Corpo de Bombeiros, na Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, todos de Gramado, para auxiliar na ajuda de custo. Os Vereadores ainda destacaram que estão na busca de mais benefícios para a segurança.
Para finalizar a reunião abordou-se a questão da organização da Defesa Civil, que é uma das metas da Comissão de Direitos Humanos, onde os legisladores enfatizaram que nos próximos dias estarão indo buscar subsídios junto a Comissões de cidades vizinhas para tentar melhorar a estrutura de Gramado e convidaram o Delegado, ou um representante da Polícia Civil para acompanhar na visita. Após as conversas Gustavo Barcelos acompanhou os vereadores pela delegacia para que eles pudessem conhecer as dependências e verificar de perto as necessidades de reestruturação do prédio.

Data de publicação: 28/03/2013