Na tarde da última segunda-feira (6), aconteceu, no Centro de Eventos e Treinamento da FAURGS, o quinto encontro da série “Diálogos CDES-RS – Novo Modelo de Pedágios”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), onde se ouviu a opinião de lideranças regionais sobre os atuais pedágios e foi apresentada uma nova proposta de pedagiamento.
Os vereadores Birinha Moura (PP), Celso Fiorezze (PSDB), Evandro Moschem (PMDB), Ilton Gomes (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB), Rafael Adam (PP) e Vera Simão (PP) estiveram presentes na solenidade, que contou com a participação do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e com parlamentares, prefeitos de outras cidades e representantes das regiões onde existem praças de pedágios. Todos defenderam o fim do atual sistema de pedágios e reivindicaram o modelo de pedágio Comunitário.
Após os pronunciamentos dos convidados, o Presidente da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias (empresa pública criada para administrar as estradas com pedágio no Rio Grande do Sul), Luiz Carlos Bertotto, apresentou a nova proposta de pedagiamento.

A EGR irá contratar empresas para os trabalhos de arrecadação, manutenção, conservação, pintura e ampliação das rodovias. A principal mudança, para Gramado, será a redução de 26% do valor cobrado hoje, passando a ser R$ 5,90, bidirecionalmente. A previsão para o início do sistema na praça de Gramado é dia 25 de maio.
Nos próximos dias, será marcada uma reunião, em Porto Alegre, quando os vereadores gramadenses farão a entrega de ofício ao engenheiro Bertotto solicitando que o modelo a ser praticado nos polos que cercam Gramado seja o mesmo adotado hoje em Campo Bom, com tarifa idêntica. Além disso, o vereador Celso Fioreze (PSDB) continuará a fazer a coleta de assinaturas para solicitar a redução da tarifa, em 50%, para os gramadenses e canelenses.
“Neste momento, os vereadores de Gramado desejam que seja atendida uma reivindicação antiga do legislativo gramadense e que seja adotado um modelo de pedágio que deu certo, como o da praça de Campo Bom, inclusive com os mesmos valores,” afirmou o vereador Ilton Gomes.

Data de publicação: 07/05/2013