Na manhã de hoje (21), os nove vereadores que compõem o Legislativo Municipal estiveram realizando fiscalizações a agências bancárias na cidade. O intuito foi o de verificar o cumprimento das Leis Municipais 1.994/2002, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias e instituições públicas possuírem, em suas dependências, sanitários e bebedouros para uso dos clientes e da Lei 2.333/2005 que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município, a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente, no setor de caixa, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. Para tanto os vereadores estiveram em quatro agências da cidade, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Na agência Banrisul os vereadores foram recepcionados pelo gerente geral Joselmar Paulo Grzybowski, e pela gerente adjunta Ivaine Bard. Na ocasião constataram que o banco dispõe de cadeiras para os clientes que aguardam atendimento, bem como de banheiro e bebedouro. Sobre a questão de atendimento foi abordada a questão do tempo de espera na fila, onde o Gerente informou que normalmente é obedecida a Lei Municipal que concede até 25 minutos com tempo razoável para espera, porém que em dias de grande fluxo, e em horários de pico, por vezes esse tempo não é atendido. Foi informado ainda que a agência dispõe de quatro caixas. Assim sendo, restou combinado que a Câmara encaminhará ofício ao Banrisul solicitando o aumento do efetivo, especialmente para suprir a grande demanda no evento Natal Luz, e também em dias e horários de pico, tendo em vista que a agência trabalha não apenas com seus correntistas, mas atende a comunidade de forma geral, sendo em alguns casos a única credenciada a receber pagamentos.

Na agência do Banco do Brasil os Legisladores foram recebidos pelo gerente geral Márcio Frantz. No local constataram que a nova agência já obedece plenamente à questão da acessibilidade, disponibilizando banheiro e bebedouros para os clientes. Quanto ao caixa, o gerente destacou que o Banco possui meta quanto ao tempo de atendimento, e que normalmente atuam com quatro ou cinco caixas, tendo ainda, para dias de muito pico um caixa de apoio. Márcio também informou que em épocas de grande movimento na cidade como julho, novembro, dezembro até metade de janeiro, a agência não concede férias aos servidores, objetivando assim atender plenamente os clientes. Além disso, o gerente também lembrou que a comunidade que necessita fazer uso dos serviços prestados pelo Banco do Brasil pode procurar o Banco Postal, junto a agência de Correios, onde são ofertados inúmeros serviços, a fim de, minimizar o tempo de espera por atendimento.

Na agência da Caixa Econômica Federal os vereadores foram atendidos pelo gerente geral Marcos Alexandre Streck. Na oportunidade verificaram que a agência obedece todas as regras de acessibilidade, bem como disponibiliza aos clientes banheiros e também bebedouros. Quanto a questão do atendimento no prazo de 25 minutos, o gerente destaca que o Banco busca obedecer esse padrão, até porque eles recebem pontos por atenderem a meta, mas que em dias de movimento intenso, por vezes, o tempo de espera é maior. Ele ainda buscou informar que a comunidade dispõe dos serviços da Caixa também nas duas lotéricas da cidade, bem como em três correspondentes, e que em breve, estará sendo inaugurada a sala de auto atendimento, não continua, no prédio que fica na esquina das avenidas Borges de Medeiros com a das Hortênsias. Antes de encerrar Marcos ainda solicitou que fosse feita uma campanha para desincentivar o saque de dinheiro, pois o uso de mecanismos como cartão de crédito e pagamentos on-line, diminui a quantidade em espécie que circula pela cidade o que dá mais segurança a todos. Encerrando a conversa, os vereadores convidaram o gerente geral para participar de uma sessão da Câmara onde poderia ser levantada essa questão, bem como Marcos poderia falar das ações da Caixa em Gramado.

O quarto banco fiscalizado foi o Bradesco. Na oportunidade os dois gerentes de conta pessoa jurídica, Alex Sandro Ludcke e Silvana Weimer Wunder, receberam os vereadores, tendo em vista o período de férias da gerente geral. Eles colocaram que a agência dispõe de dois caixas normalmente, e que em dias de movimento utiliza-se de três. No local foi constatado que o banco possui cadeiras para espera. Na questão do banheiro, o banco obedece ao disposto em Lei.

Ao final os vereadores puderam constatar que em dias de pico deixa a desejar na questão dos serviços atendimentos e no cumprimento a Lei que estipula tempo de espera, e estarão buscando junto ao Executivo, ações que visem normatizar as Leis Vigentes, a fim de que, as mesmas, atendam a comunidade. Outras fiscalizações nesse sentido devem ser feitas no decorrer do ano.

Data de publicação: 22/05/2013