Na última segunda-feira, dia 20, a convidada especial, da Sessão da Câmara Municipal, foi a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk. Na oportunidade ela apresentou as ações de sua pasta, e respondeu a questões levantadas pelos vereadores.
Ela iniciou destacando que em 2013 a Secretaria participou de 28 eventos de promoção turística, sendo desses 19 nacionais e 09 internacionais. Os nacionais dividem-se em feitar e workshops, onde foi atingido o mercado prioritário que é São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiania, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Na promoção internacional o mercado prioritário foi Portugal, Alemanha, Espanha, Peru, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Na questão do atendimento ao turista Rosa informou que em 2012 tivemos um fluxo de 5,7 milhões de visitantes e a estimativa para esse ano é de um aumento de 10%. Ela também destacou que o Centro de Atendimento ao Turismo recebe diariamente 45 turistas, nos dias de semana e 100 aos finais de semana. Os horários de atendimento nos dois Pórticos são das 9h às 17h30min, e no Centro das 9h às 19h.

Quanto aos eventos oficias do município Rosa destacou a realização do  Festival de Cinema, do Natal Luz de Gramado e da  Festa da Colônia. “Esses eventos oficiais do município foram realizados com esforços somados para o pleno sucesso”, disse.
Na questão dos Roteiros de Agroturismo informou que hoje dispomos do Tour no Vale, na Linha 28, o Raízes Coloniais na Linha Nova e Bonita e o Quatrilho no Campestre do Tigre e Tapera. O objetivo da Secretaria é implantar novos roteiros nas comunidades da Linha Ávila e Serra Grande, para tanto o Executivo captou recursos do Ministério do Turismo no mentante de R$ 119mil, e a Prefeitura entrará em contrapartida com R$ 6mil.
Rosa Helena falou ainda do Centro de Eventos ExpoGramado, onde foram realizados 11 eventos públicos e 16 privados, em 2012, e para 2013 já estão confirmados 03 públicos, 06 privados e 14 estão em negociação. O número de participantes dos eventos em 2012, na Expo, é de aproximadamente 50 mil pessoas.

Data de publicação: 23/05/2013