A Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Gramado formada pelos vereadores Evandro Moschem, Jaime Schaumlöffel e Rafael Adam recebeu no final da tarde de hoje (15) ligação do juiz de Direito da Comarca de Gramado, Dr. Ciro Pupery informando que após reunião realizada na semana passada, com a Juíza Corregedora do Estado, Deborah Coleto Assumpção de Moraes, no Palácio da Justiça, Gramado conquistou vagas nos presídios da região.

A Juíza informou que Gramado terá a disposição 15 vagas no presídio de São Francisco de Paula e 15 no presídio de Canela, e que os presos por crimes hediondos e com antecedentes criminais graves serão remetidos ao Presídio Central em Porto Alegre. A batalha pelo direito de colocar os presos gramadenses nos presídios da Região iniciou-se em 2005, de lá para cá muitas reuniões foram realizadas para se tentar buscar uma solução para o caso.
Estiveram presentes no encontro da semana passada o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, Delegada Regional da Polícia Civil, Elisangela Reghelin, Delegado da Polícia Civil de Gramado, Gustavo Celiberto Barcellos, Juiz Cyro Púperi, Delegado Flávio Martins Junior, os vereadores Jaime Schaumlöffel e Evandro Moschen, Presidente do Conselho de Segurança Pública de Gramado, Jorge Magnus, vice-presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, Mariana Melara Reis (OAB), Presidente da OAB Canela/Gramado, Ariel Stopassola, Diretora da Divisão de Assessoramento para Assuntos Institucionais (DAAI), Delegada Eliete Matias Rodrigues e Delegada Rosana de Andrade.
Para lembrar:
Uma ação importante da Câmara deu-se no final de 2010, quando em conjunto Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público realizaram plebiscito que levou o nome de “Decisão Popular”. A ação teve o intuito de debater o tema presídios em Gramado e principalmente ouvir o que a comunidade tinha a dizer sobre essa questão. Na ocasião 1.061 eleitores foram até a sede da Câmara para manifestar sua opinião, sendo que destes 915 votaram a favor da construção do presídio de pequeno porte em Gramado e 143 contra. Três votos foram considerados nulos por estarem com rasuras.

Data de publicação: 16/07/2013