Na manhã de quarta-feira, dia 13, foi a vez dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Benetti Sobrinho, da localidade de Linha Nova, visitarem a Casa do Povo. O projeto Plantando um Futuro é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Gramado e tem propiciado aos estudantes de vários colégios do município conhecer o funcionamento da Casa. Os estudantes participam de uma palestra ministrada pela diretora da Escola Juliana Sehn, onde aprendem sobre os três poderes e têm a oportunidade de conhecer a sede da Câmara.
Para muitos alunos é a primeira vez que visitam a casa, pois um dos objetivos do projeto é aproximar os alunos do sistema político e mostrar como o sistema democrático funciona. Iracema Montiel, professora de Língua Portuguesa fala sobre a importância da ação.
“Percebi que com a proximidade das eleições, os alunos tinham muito deficit de conhecimento nessa área, muitos não sabiam quais a atribuições dos políticos eleitos, então vi a necessidade de trazê-los aqui na Casa Legislativa. Os jovens aprendem como participar como cidadãos ativos e críticos. Eles têm que ter a ideia de que qualquer pessoa pode exercer um cargo político. O projeto ajuda eles a criarem uma visão mais próxima do que é a política e a democracia e qual é o papel deles na sociedade”, avalia a professora.

Para participar
O projeto “Plantando um Futuro” abrange todas as escolas do município e estará em prática durante o ano todo, quando o educandário trabalha em sua grade curricular o município de Gramado e os três poderes. As escolas podem participar encaminhando um e-mail para a Escola do Legislativo agendando a visita pelo contato: escoladolegislativo@gramado.rs.leg.br.

Data de publicação: 14/09/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas