A Câmara de Vereadores de Gramado realizou um ato inaugural da Sala Rolf Naumann na manhã desta quarta-feira, dia 21

A Câmara de Vereadores de Gramado realizou um ato inaugural da Sala Rolf Naumann na manhã desta quarta-feira, dia 21. Estiveram presentes na cerimônia, além dos vereadores, a filha do homenageado Rolf Alexander Naumann (in memorian), Monika Naumann, imprensa e integrantes do Movimento Ambientalista da Região da Hortênsias (MARH), grupo o qual seu Rolf integrou e participou ativamente.
Em um pronunciamento emocionado, Monika fez um apelo para que o legado do pai, em relação à preocupação ambiental, não seja esquecido. "Cada vez que venho a Gramado, percebo que tem 10 árvores a menos e prédios a mais. Eu acho bom começar a estudar melhor isso, crescimento ilimitado não é possível. Acho que deveriam pensar no trabalho feito pelo seu Rolf e pensar no futuro", declarou Monika.
A homenagem foi proposta através do Projeto de Resolução da Mesa Diretora 005/2022, aprovado por unanimidade, visando promover o espaço como uma biblioteca legislativa com acervo da história legislativa da cidade. Levará o nome de Naumann em virtude da sua participação e envolvimento nos trabalhos do Poder Legislativo gramadense.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
Rolf Alexander Naumann nasceu em 1924 na Alemanha. Veio como recém-nascido ao Brasil. Passou sua vida adulta em Porto Alegre, tendo dedicado-se profissionalmente à importação e ao comércio de máquinas e equipamentos. A partir dos anos 90 começou a atuar na Associação dos Moradores do Bairro Higienópolis e em diversos conselhos municipais como o do Plano Diretor.
Rolf, assim como muitos porto-alegrenses de origem alemã, apreciava o clima europeu de Gramado e adquiriu, do conhecido gramadense Leopoldo Rosenfeldt, um terreno na Rua Bela Vista, nos anos 50. A partir daí, passou a frequentar regularmente a cidade durante as férias. Em 2010, fixou residência definitiva em Gramado com sua esposa, a ambientalista Miriam, dando continuidade às atividades voluntárias em prol do interesse coletivo. A ideia era a de contribuir para evitar que Gramado passasse pelo mesmo processo de urbanização predatória e deterioração da qualidade ambiental e de vida já percebidas em Porto Alegre.
Assim, passou a participar ativamente de vários grupos envolvidos na defesa dos interesses coletivos como o MARH e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. Seu interesse por questões ambientais foi influenciado pela filha Monika, especialista nesta área.
Rolf fazia questão de acompanhar as atividades da Câmara de Vereadores de Gramado e participava de todas as sessões, reuniões e eventos por ela promovidos. Também frequentava regularmente todos os gabinetes dos vereadores, independentemente do partido político ao qual pertencessem. Sua motivação, além do interesse por questões coletivas e pelo desenvolvimento sustentável de Gramado, era a percepção de que é dever de um cidadão consciente acompanhar criticamente e "in loco" toda a atividade da administração pública.

Data de publicação: 21/12/2022

Créditos das Fotos: Paulo Vargas

Compartilhe!