Representantes do Legislativo e do Executivo estiveram nesta quinta-feira, dia 2, em Bento Gonçalves, em uma visita técnica ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com o intuito de iniciar os diálogos para implantação de uma unidade em Gramado.

Na reunião, estiveram representando a Câmara Municipal de Gramado os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Cícero Altreiter (MDB) e Neri da Farmácia (PP), junto com a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn. Representando o Executivo esteve a coordenadora pedagógica da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - polo de Gramado, Lisiane Pinto.
A comitiva foi recepcionada pelo reitor Júlio Xandro Heck e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da instituição Amilton de Moura Figueiredo.
Como resultado da visita, evidencia-se que, para implantação do instituto, é necessária articulação entre os poderes Executivo e Legislativo com cidades vizinhas, visto que o polo não atenderia somente a cidade de Gramado e, sim, municípios que fazem parte das Região das Hortênsias.
O instituto é instalado e mantido pelo Governo Federal e prevê, inicialmente, cursos técnicos profissionalizantes aos estudantes do nível médio. Os cursos são definidos pela necessidade do aperfeiçoamento da mão de obra na região.

“A instalação de um Instituto Federal será muito importante para nossa região, pois precisamos dessa qualificação, considerando o crescimento das cidades, tanto na gastronomia quanto na hotelaria e outros serviços, então precisamos qualificar essa mão de obra, o instituto trará essa especialização, pois quando o jovem sai do ensino médio, já sai com uma profissão e preparado para o mercado de trabalho com um curso técnico, sem precisar se dirigir para cidades mais distantes. Para a região e a comunidade será uma grande conquista, que terá uma mão de obra qualificada”, afirma Celso Fioreze, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado.

Data de publicação: 03/02/2023

Créditos das Fotos: Divulgação