Representantes do Conselho de Administração da Gramadotur, como o presidente Enzo Arns, e da própria autarquia, como a presidente Rosa Helena Volk, estiveram na Câmara de Vereadores de Gramado nesta quinta-feira, dia 9, para uma reunião de diligência que discutiu o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 121/2022, que tramita no Legislativo. O projeto trata sobre a prorrogação do prazo para pagamento da Operação de Crédito Interno de R$ 2,5 milhões concedido pela Prefeitura, através do Condema, para a autarquia municipal.
A reunião foi convocada pela Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, também conhecida como Mérito, integrada pelos vereadores Professor Daniel (PT - presidente), Rodrigo Paim (MDB – vice-presidente), e Neri da Farmácia (Progressistas – membro). Os demais parlamentares da Casa estiveram presentes e puderam tirar dúvidas em relação à situação financeira da Gramadotur.
Uma planilha com os números do último Natal Luz foi anexada ao projeto, apontando um lucro de R$71 mil da edição de 2022/2023 do evento. Enzo Arns explicou que a atual situação da autarquia ainda é reflexo das dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia. "Já tivemos momentos com o fluxo de caixa melhor do que temos hoje, não é uma situação que nos deixa à vontade, mas já tivemos situações parecidas", declarou.
Algumas alternativas foram apontadas pelos conselheiros e membros da autarquia para a recuperação financeira como aperfeiçoamentos no sistema de venda de ingressos (tiqueteira) e subsídio do Executivo Municipal. O PLO 121/2022 retorna à pauta da Comissão de Mérito na próxima quinta-feira, dia 16.

Data de publicação: 10/03/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima