O dia 2 de abril foi definido pela ONU – no ano de 2007 – como o dia de comemoração e conscientização da causa do autismo. Na Câmara de Gramado, durante toda a semana ocorrem ações especiais em alusão à Semana de Conscientização sobre o Autismo

Oficialmente, o dia 2 de abril foi definido pela ONU – no ano de 2007 – como o dia de comemoração e conscientização da causa do autismo. Na Câmara de Vereadores de Gramado, durante toda a semana ocorrem ações especiais em alusão à Semana de Conscientização sobre o Autismo. As atividades iniciaram com o lançamento da cartilha “O Autismo na Prática” na sessão desta segunda-feira, dia 3, na Tribuna do Povo.
Na ocasião, fizeram o uso da palavra, o presidente da Apae Gramado, Ilton Müller, e a coordenadora da entidade, Juliane Zalamena. “A cartilha foi uma ideia que tivemos aqui enquanto programa TEAcolhe, junto da Apae, pois muitas vezes conversamos com os serviços da rede e eles nos pedem material sobre o autismo, para facilitar o dia a dia, facilitar a identificação. Então foi pensando nisso que a gente criou este conteúdo, com uma linguagem extremamente clara, objetiva e de fácil acesso para todas as pessoas, tanto profissionais quanto pessoas em geral”, explicou Juliane.
A cartilha foi organizada pela comissão do TEAcolhe Macrosserra e pela Apae Gramado, que já está circulando em formato digital, inclusive disponível no site da Câmara, quanto com mil exemplares impressos. O material possui informações básicas que facilitam tanto na identificação de algum possível caso de autismo, quanto a serviços que são referência e serviços para acessar tratamento para toda e qualquer pessoa a partir do diagnóstico.

Data de publicação: 04/04/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima